Comprar ou alugar: explicamos a melhor opção para você

comprar ou alugar

Você tem dúvidas se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel? É bem provável que sim, pois se trata de uma das maiores questões na hora de decidir em investir em uma nova moradia. Não existe problema em optar por um ou outro, mas essa decisão deve ser feita com consciência e seriedade.

Isso porque, seja para comprar ou para alugar um imóvel, é preciso analisar uma série de fatores: tamanho da família, localização desejada, expectativas profissionais e, claro, o capital disponível para isso. Fazer essa consideração é um passo muito importante, já que essa etapa faz parte de um planejamento de vida.

Para ajudar você a analisar todas as opções e encontrar aquela que melhor se encaixa nas suas condições, preparamos este artigo para explicar quando comprar um imóvel pode ser a melhor escolha ou quando alugar é a melhor decisão. Continue a leitura!

Comprar ou alugar: o que é melhor pra mim?

Para decidir o que é melhor para você, é necessário entender o momento da sua vida primeiramente. As duas opções oferecem vantagens e desvantagens, mas tudo depende da sua condição financeira e também suas preferências, a exemplo da localização, tamanho do imóvel, proximidade a estabelecimentos comerciais e de escolas, caso tenha filhos, entre outros.

O aluguel é uma boa opção para quem busca um imóvel a curto prazo, mais barato e flexível. Já a compra é indicada para pessoas que querem fazer um investimento a longo prazo, adquirir patrimônio.

Na última década, os governos lançaram inúmeros programas para estimular a aquisição de imóveis. Com isso, várias pessoas conquistaram o sonho do imóvel próprio. De acordo com uma pesquisa da empresa MindMiners, mais de 50% dos brasileiros entrevistados que ainda não compraram uma residência informaram que essa é sua prioridade.

Nessa mesma pesquisa, as pessoas que já têm imóvel próprio indicam que o melhor a se fazer para adquirir sua nova moradia é pesquisar. Por isso, faça uma análise financeira e veja qual será a melhor oportunidade. Uma decisão consciente evita uma possível inadimplência futura e assegura que o investimento será feito de forma correta.

Nos próximos tópicos, vamos apresentar os benefícios de cada alternativa e explicar para qual perfil de consumidor se encaixa melhor em cada uma delas. Continue com a gente!

Benefícios de alugar um imóvel

Antes de apresentarmos os benefícios de se alugar um imóvel é importante desmistificar a ideia de que pagar aluguel é um dinheiro jogado fora. Alguns especialistas acreditam que é possível ter vantagens econômicas locando uma residência e guardando dinheiro para um investimento maior no futuro.

O aluguel é uma opção ideal para quem busca um imóvel por curto prazo e quer ter flexibilidade para se mudar por causa do emprego, por exemplo. Essa alternativa também é melhor para quem não tem o valor da entrada para um financiamento ou a compra à vista.

Dessa forma, você pode pensar em realizar alguma aplicação para levantar o dinheiro da entrada.

Quais as vantagens de comprar um imóvel?

A maior vantagem de comprar um imóvel diz respeito ao investimento no que é seu e, assim, ter um patrimônio para longo prazo.

A compra do seu imóvel é indicada para pessoas que buscam estabilidade, uma oportunidade de investimento e querem ter liberdade de arrumar o ambiente da forma que desejar. Quando você é o proprietário do local, a responsabilidade e autorização para personalizá-lo depende de você — e do condomínio, caso você tenha um apartamento e queira fazer mudanças que alteram a estrutura.

Um ponto muito importante é que, ao fazer melhorias no seu imóvel, você faz com que ele passe a valer mais para o mercado. Assim, o retorno sobre o seu investimento pode ser ainda maior, caso você decida vender a propriedade ou alugá-la no futuro.

Uma dica é procurar por áreas em desenvolvimento, a fim de agregar ainda mais valor para a sua residência. Unindo esses fatores, em poucos anos, o seu imóvel pode valer 50% a mais do que o custo inicial investido.

A estabilidade de ter um imóvel próprio vai muito além do componente financeiro. Afinal, com uma propriedade a longo prazo, você tem segurança para toda a sua família. É uma ótima aposta para recém-casados, que terão um local para criar os seus filhos e fazer planos — sem preocupação de ter que mudar em futuro próximo.

Além disso, há o fato de que as pessoas criam vínculos com os lugares onde moram. Afinal, é onde as famílias são criadas, as conquistas são comemoradas, os planos e as relação se consolidam. É ali também que criam laços com os moradores da vizinhança, fazendo amizades para vida toda.

Além disso tudo, é esperado para 2019 um reaquecimento no mercado imobiliário. Isso significa que as condições de compra estarão mais favoráveis, com uma mistura de preços estáveis, financiamento com juros acessíveis e alta oferta.

Diante de tantas ofertas de locação ou compra de imóveis, seja à vista ou por financiamento, você precisa se preparar. O sonho da casa própria é uma decisão muito importante e deve ser feita com cautela, orientada por análises econômicas e da suas próprias condições e necessidades.

Para muitas pessoas, comprar um imóvel é uma experiência totalmente nova. Se é o seu caso, compense a falta de prática com informações e pesquise sobre a região, analise o momento da sua vida, faça planos e veja como eles se encaixam com um imóvel.

Você gostou deste artigo sobre as vantagens de comprar ou alugar um imóvel? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *