Vendas aumentaram 46% e lançamentos 48% em balanço de 2017

A recuperação da economia chegou com força total ao mercado imobiliário de São Paulo e Região. Segundo dados divulgados em fevereiro/2018 pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo), as vendas na cidade de São Paulo atingiram 23.629 unidades em 2017, expansão de 46,1% em relação a 2016.  Os lançamentos de novos projetos também tiveram um crescimento significativo de um ano para outro: 48%, totalizando 28.657 unidades lançadas.

“A reação do mercado imobiliário foi surpreendente e superou as expectativas. Houve uma melhora do cenário macroeconômico como um todo. Vemos nos plantões de venda o aumento da confiança entre os consumidores”, destacou o presidente do Secovi, Flávio Amary. De acordo com o Secovi, a retomada dos lançamentos e da comercialização de imóveis também contribui para as perspectivas de retorno do emprego na construção civil a partir do segundo semestre de 2018.

O programa Minha Casa, Minha Vida teve grande participação nos resultados positivos do balanço, com 10.343 lançamentos em 2017, representando 36% do total, bem mais que o dobro do ano anterior (4.154 lançamentos, com participação de 23%).

Segundo o presidente da MBigucci, Milton Bigucci, as condições são favoráveis a um crescimento gradual. “Após anos falando de crise, voltamos ao otimismo com esses dados do Secovi. Aos poucos vemos os clientes com maior entusiasmo nos estandes de venda, fechando negócio. A construção civil é a mola propulsora para cadeia produtiva dos empregos. Vamos continuar com os pés no chão, trabalhando, comprando terrenos, produzindo e gerando emprego sempre”, destacou Bigucci.