Fique por dentro das 6 principais vantagens de morar em Itaquera

Fique por dentro das 6 principais vantagens de morar em Itaquera

Itaquera, na zona leste de São Paulo, é uma das regiões que mais se desenvolve e prospera na capital. Por lá tem tudo para o dia a dia, desde farto comércio até escolas técnicas e faculdades renomadas. Atrações culturais, parques e vasta mobilidade completam o cenário, que também atrai pelo ótimo custo-benefício dos seus apartamentos.

Essas razões posicionam o bairro entre os preferidos de quem busca qualidade de vida e amplas facilidades para o cotidiano. Descubra 6 vantagens imperdíveis de morar em Itaquera!

1. Vocação para o desenvolvimento

Os mais antigos relatos sobre Itaquera são do tempo em que era denominada “Paragem de Itaquera”. Isso desde 1556, época em que o Padre José de Anchieta ali fundou um núcleo e mandou abrir caminhos ao seu redor.

O progresso mais acelerado da localidade aconteceu sobre trilhos, com a inauguração da estação ferroviária de Itaquera, em 1875. Depois desse evento, intensa expansão passou a ocorrer em sua área. Assim, ela se estruturou, recebeu empreendimentos habitacionais e comemorou a chegada do metrô, em 1988.

Para comprovar sua vocação de desenvolvimento, em 2007 recebeu as operações de um dos mais caprichados shoppings centers da cidade.

Mais progresso ainda tomou conta do bairro com a Copa do Mundo e a construção da Arena Corinthians, em 2014. Todo esse dinamismo atrai constantes investimentos à região, atualmente uma das prediletas de quem escolhe viver na zona leste da capital.

2. Variedade comercial do bairro

O bairro sedia um dos principais centros comerciais da cidade, o Shopping Metrô Itaquera. Nele estão reunidas nada menos do que 300 lojas, além de 2 completas praças de alimentação, 8 salas de cinema e uma moderna academia de ginástica.

O centro comercial abriga, ainda, múltiplas conveniências, entre elas o atendimento do Poupatempo, que oferece agilidade a documentações e procedimentos ligados aos órgãos governamentais.

Mais opções se fazem presentes em diversas partes do bairro, como na Avenida Maria Luiza Americano, endereço gastronômico da região. Na via estão reunidos restaurantes, pizzarias e hamburguerias, que garantem variadas alternativas a quem procura delícias culinárias.

3. Atrações culturais e o entretenimento

Morar em Itaquera é ter atrações culturais bem pertinho de onde se vive. Esses destaques da região comprovam que o bairro oferece muito bem-estar. Conheça, a partir de agora, locais inteiramente dedicados à cultura e diversão!

Sesc Itaquera

A unidade conta com parque aquático, espaço de aventuras para a garotada, quadras esportivas e o espaço Bichos da Mata. Tem também biblioteca, quiosques com churrasqueira e muito mais entretenimento em seus 350 mil m².

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Nesse autêntico centro cultural da região, não faltam atividades para o aprimoramento dos jovens. No espaço, são promovidos cursos com foco nas artes, a exemplo de dança, fotografia, moda e teatro. Para participar das oficinas, é só fazer a inscrição, pois não são cobradas taxas ou mensalidades.

Casa da Memória

Mais um espaço dedicado às práticas artísticas, o centro Cultural Casa da Memória ocupa uma construção erguida na década de 1930. Lá estão peças e registros da história do bairro, preservada na forma de objetos, fotos e documentos.

Mas nem só de contemplação vive o espaço, que é movimentado pelas muitas oficinas que têm lugar garantido em sua área. Voltadas à música, fotografia e artesanato, dividem espaço com danças clássicas, contemporâneas e ioga.

Casa de Cultura Raul Seixas

O espaço conta com um total de 33 mil m² e tem lugares para ginástica, brinquedos, lago e muito verde. Em seus jardins está plantado um bosque de eucaliptos, que convive em harmonia com as espécies frutíferas ali existentes.

No espaço cultural acontecem espetáculos, saraus e todo tipo de exposições artísticas e culturais. Para os fãs de literatura, a sala de leitura proporciona diversificadas obras, entre livros, revistas em quadrinhos e demais publicações.

4. Áreas verdes

Muitas áreas verdes contribuem para a qualidade de vida de quem decide viver em Itaquera. Afinal, o bairro concentra alguns dos parques mais lindos da cidade, confira!

Parque Linear Rio Verde

Com área de mais de 734 mil m², o parque linear está equipado para favorecer práticas esportivas e de lazer. Nele há pistas de caminhada e de skate, aparelhos para exercícios, quadras e muitas espécies de árvores frutíferas.

Parque do Carmo

Segundo maior parque urbano de São Paulo, o Parque do Carmo reserva diversão para toda a família. Em meio aos seus 1,5 milhão de m² de belezas naturais, estão situados museus, locais para piquenique e brinquedos.

A Festa das Cerejeiras, que faz parte da tradição do bairro desde 1978, é realizada no parque. Celebrada em agosto, tem como protagonistas as flores, apresentações típicas e dezenas de preparos da culinária japonesa.

5. Mobilidade urbana

Itaquera é servida pela linha vermelha do metrô, com a Estação Corinthians-Itaquera, uma das maiores do sistema. Plenamente integrada ao shopping, está conectada também à Estação Dom Bosco, da linha 11 — Coral da CPTM — que segue no sentido Guaianazes-Estudantes ou em direção à Estação da Luz.

Para ter ideia da agilidade que o metrô agrega a quem mora no bairro, basta pensar que o percurso de lá até a Estação Sé demora apenas 30 minutos.

Complementando as alternativas de transporte da região, nela estão as linhas de ônibus do Terminal Itaquera, com trajetos que ligam a localidade aos bairros vizinhos e outras regiões.

Quanto às vias que garantem plena mobilidade aos habitantes de Itaquera, as mais emblemáticas são a Radial Leste e a Jacu-Pêssego, que atendem diversas localidades da zona leste e conectam a região ao Centro.

6. Excelentes imóveis a valores convidativos

Aproveitar todos os atributos de Itaquera não custa uma exorbitância, já que os imóveis no bairro apresentam custo-benefício bastante vantajoso. Mesmo nos mais modernos empreendimentos da localidade, comprar um apartamento — até mesmo financiado — se revela bastante acessível.

Ideais para quem valoriza morar bem, sem pagar uma fortuna, esses imóveis têm custos bastante atrativos. Vale destacar que a partir de R$169 mil é possível encontrar um excelente 2 dormitórios, com sacada e lazer completo, situado próximo à Jacu-Pêssego.

Agora que você viu as vantagens de morar em Itaquera, faça uma visita ao bairro e conheça as possibilidades que ele oferece. Você e sua família vão se encantar com a região e suas múltiplas facilidades. Capaz de atender às necessidades cotidianas e proporcionar diversas conveniências, é o lugar ideal para quem sonha conquistar o imóvel próprio.

Continue se informando sobre os melhores lugares para morar, conheça agora o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *