Big Vida

Passos para conviver em harmonia no condominio

Os conjuntos residenciais têm milhares de moradores que dividem áreas comuns e tentam conviver em harmonia. Tanto em condomínios grandes como em pequenos, são comuns as discussões entre vizinhos por diversos motivos. As reclamações mais comuns são a inadimplência, as vagas de garagem e o barulho.

Conheça as regras de utilização das áreas comuns
Cada condomínio estabelece suas próprias regras de uso, como garagens, piscinas e salão de festas, assim como acontece com a inadimplência. Os síndicos podem definir em assembleia como serão tratados os casos e os acordos que podem ser realizados antes de uma ação judicial.

Barulho
Em relação ao barulho, por exemplo, informe-se sobre os horários permitidos e os tipos de sons toleráveis. E antes de discutir com um vizinho que lhe incomoda com um barulho, se não for constante, reflita se há mesmo necessidade, pois qualquer pessoa pode receber visitas barulhentas.

Elevador
No elevador, se estiver esperando, dê preferência para quem está dentro do elevador e deixe a pessoa sair antes de entrar. E quando estiver transportando comida, lixo ou animais de estimação, utilize o elevador de serviço.

Cumprimentar
Outra dica é cumprimentar sempre as pessoas de seu condomínio quando encontrá-las. Neste caso não é regra, mas educação básica. E em relação a garagem, nunca estacione em uma vaga que não te pertence e se bater ou raspar em algum carro, comunique o proprietário do veículo.

Fonte: http://www.revistaqualimovel.com.br/noticias/quatro-passos-para-conviver-em-harmonia-no-condominio

VEJA mais