Tamanho ideal do apartamento: veja o que você precisa considerar

Tamanho do apartamento

Comprar um imóvel para morar com a família (ou formar uma) significa uma grande conquista para o início de uma nova vida, é a realização de um sonho. No entanto, ao escolher o lugar ideal, é normal que surjam muitas dúvidas. Entre elas está o tamanho do apartamento.

Não basta analisar a quantidade e tamanho de cômodos, é preciso levar em consideração como cada espaço será utilizado e quais são as necessidades de cada membro da família. Um lar deve acomodar confortavelmente os moradores e permitir que as atividades diárias sejam realizadas com tranquilidade.

Para ajudar na tarefa de escolher o tamanho adequado de um apartamento, preparamos este artigo explicando os fatores que devem ser avaliados. Acompanhe!

Considere o tamanho da família

O primeiro passo para decidir sobre um imóvel é considerar a quantidade de pessoas que viverão no local. O apartamento deve acomodar com conforto todos os moradores. Para isso, não basta pensar apenas na quantidade de quartos, como também nos espaços de convívio.

Afinal, todos devem conseguir se sentar juntos à mesa ou se acomodar nos sofás para passar bons momentos juntos, não é mesmo? Mesmo que a família seja pequena, é importante lembrar das visitas dos parentes e amigos.

Para quem pretende morar sozinho, os apartamentos do tipo studio geralmente atendem bem às necessidades. Já os casais devem pensar na recepção dos familiares de ambos os lados em datas comemorativas e também na possível chegada de filhos.

Pense a longo prazo

Pode ser que o tamanho do apartamento que você esteja considerando comprar atenda com perfeição aos seus desejos e necessidades do momento. Mas, como uma mudança para um novo imóvel é algo duradouro, é essencial fazer um planejamento dos próximos anos.

Por exemplo, se você é solteiro e pretende se casar em três anos, o ideal é um lugar com tamanho aconchegante para o casal. Também é preciso pensar sobre a chegada de filhos e, assim, optar por um espaço que comporte a família com bastante comodidade para que todos tenham uma excelente qualidade de vida.

Não esqueça do bichinho de estimação

Se você é uma pessoa que ama animais de estimação, precisa levar isso em consideração na hora de escolher o tamanho do apartamento. Dependendo do porte do bichinho é preciso ter um espaço mais amplo e disponível para ele. Caso contrário, além de fazer o animal sofrer e se sentir desconfortável em um lugar pequeno, pode incomodar seus vizinhos.

Gatos e cães de pequeno porte são os que melhor se adaptam em ambientes menores. Observe se no apartamento há algum cantinho que possa ser reservado exclusivamente para seu pet dormir, brincar e também fazer suas necessidades.

Leve em conta seu estilo de vida

O seu lar deve corresponder ao seu modo de vida. Se você costuma receber amigos para refeições, deve ter uma sala de jantar maior. Já, se tem o hábito de ter hóspedes, é importante ter um quarto e um banheiro a mais para que eles se sintam à vontade ao fazer a visita.

Caso você seja uma pessoa que adora cozinhar e receber convidados, deve dar atenção ao espaço da cozinha. Ou seja, leve em conta sua rotina e como ela envolve outras pessoas. Desse modo você conseguirá acertar na escolha do tamanho do apartamento ideal.

Analise o tamanho x custo

O valor de um imóvel está diretamente relacionado com sua metragem. Tendo isso em mente, defina o quanto pretende investir. Há apartamentos cujo tamanho seja apenas um pouco menor que o desejado, mas sua localização, proximidade do trabalho ou estudo, por exemplo, e diferenciais oferecidos pelo condomínio façam o investimento valer a pena.

Afinal, uma decoração bem planejada consegue criar a sensação de amplitude em qualquer ambiente. Uma disposição correta dos móveis ajuda a circulação no cômodo.

Defina a prioridade de espaços

Pense no que é prioridade para você e sua família: tamanho dos quartos ou uma boa área social? Deseja ter ambientes integrados e com menos paredes? Faz questão de um banheiro a mais? É necessário ter uma varanda?

Isto é, reflita sobre o que você realmente dá mais importância em um imóvel. Verifique as mudanças que podem ser feitas e do que não abrem mão. Afinal de contas, é fundamental que um lar seja como sonhado.

Avalie o tempo que pretende morar no imóvel

Por mais que um apartamento seja um bem durável e uma mudança é algo feito para longo prazo, muitas vezes uma outra mudança já consta nos planos. Por exemplo: você ou seu companheiro planejam mudar de cidade. Se algo semelhante já consta em seu planejamento, analise o imóvel conforme as necessidades do período em que viverão ali.

Caso a ideia seja se estabelecer por longos anos no apartamento, verifique se ele conta com tudo o que precisarão, como área de lazer e outros serviços no condomínio, segurança, vagas na garagem, entre outros fatores.

Pense se pretende trabalhar em casa

Até algum tempo atrás, grande parte das pessoas saía bem cedo para trabalhar e só retornava ao final do dia. No entanto, a dinâmica da vida de muitos trabalhadores mudou e o home office tem se tornado cada vez mais comum.

Assim, os profissionais passam mais tempo em casa. Com isso, surge a necessidade de um cômodo exclusivo para o trabalho, que seja silencioso e longe da interferência da rotina doméstica.

Isso é importante para que você possa se concentrar, evitar interrupções e conseguir se dedicar ao trabalho. O mesmo vale para os estudos, que precisam de um ambiente próprio, tranquilo e sem barulho externo.

Analisando os pontos acima, certamente você terá condições de acertar na escolha do tamanho do apartamento. Lembre-se que é uma decisão importante e não deve ser tomada por impulso. Avalie bem os fatores citados para evitar aborrecimentos e arrependimentos futuros, que podem comprometer o seu bem-estar dentro do próprio lar.

Já que o assunto é a escolha de um imóvel para morar, aproveite a visita no blog e leia nosso artigo com 6 dicas para comprar um apartamento na planta. Boa Leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *