Será que vale a pena comprar imóvel para investimento? Veja aqui!

comprar imóvel para investimento

O investimento em imóveis durante muito tempo foi uma das principais alternativas adotadas pelas famílias brasileiras para o crescimento e consolidação do patrimônio. Com o passar do tempo surgiram novas possibilidades de aplicação dos recursos financeiros, como produtos bancários de renda fixa e variável, investimentos em ações, fundos de investimento, dentre outras alternativas. Com tantas opções, será que ainda vale a pena investir na compra de imóveis?

Com certeza! Se você souber aproveitar as oportunidades, a compra de um imóvel é um recurso que vale muito a pena!

É preciso lembrar que comprar imóvel para investimento requer um bom planejamento e análise de fatores como: localização, processo de urbanização, demanda local, pesquisa sobre a construtora pretendida etc.

O mercado imobiliário oferece várias opções de investimento: compra de terrenos, imóveis comerciais, residenciais, galpões industriais e aquisição de imóveis na planta. Para saber qual a melhor opção, é importante saber qual o seu perfil de investidor, definir qual o objetivo do seu investimento e quais são suas disponibilidades de recurso.

Vamos entender melhor porque investir em imóveis continua sendo uma alternativa viável? Confira agora mesmo 6 vantagens que vão esclarecer definitivamente todas as suas dúvidas!

1. Segurança

A segurança é um dos principais motivos que influenciam muitos investidores a optarem pela compra de imóveis. O investimento direto em ativo imobiliário oferece proteção em relação à inflação. Diferentemente de outras modalidades oferecidas pelas intuições financeiras, o patrimônio físico se mostra mais estável em relação a isso.

Outro ponto em relação à segurança é o fato de que imóveis são considerados investimentos de baixo risco e raramente são desvalorizados.

2. Remuneração

Segundo a Agência Brasil, até o final de 2019 existe uma tendência de queda de taxa SELIC, taxa de referência para a remuneração de juros na economia brasileira. Apesar das projeções para o ano de 2020 apontarem para um pequeno aumento da taxa, o aluguel ainda pode ser uma opção mais rentável. Com uma boa pesquisa, você poderá encontrar aluguéis que podem dar uma remuneração superior aos atuais juros das principais aplicações financeiras.

Se você for o tipo de investidor que não precisa de rápida liquidez, investir em um imóvel nas áreas em expansão e aguardar alguns anos para obter o retorno com a venda poderá ter um alto índice de rentabilidade. Aproveite os momentos de queda nas vendas para adquirir imóveis estratégicos garantindo o lucro na hora de vender.

3. Diversificação nos investimentos

Existe uma máxima em finanças que diz “não coloque todos os seus ovos no mesmo cesto”. E o que isso quer dizer? Na prática, quando o assunto é investir, diversificar os tipos de investimento é uma forma de proteger seus recursos de eventuais mudanças de ciclo na economia.

Com um portfólio variado de investimento, você conseguirá preservar seu patrimônio e garantir um equilíbrio nos rendimentos. Assim, por exemplo, se você tem recursos aplicados em renda fixa e tem rendimentos provenientes de aluguel, numa eventual mudança e queda de taxa de juros, os seus aluguéis ajudarão a diminuir as perdas financeiras e manter o equilíbrio nas finanças.

4. Valorização

A valorização é um parâmetro essencial para o investimento em imóvel. Você já deve ter ouvido pelo menos uma história de um amigo ou familiar que comprou uma casa ou apartamento e teve um retorno exponencial com a venda.

Para garantir que a sua compra seja um negócio rentável, é importante que você obtenha o máximo de informações sobre a região a qual você deseja investir, procure saber sobre o plano de desenvolvimento urbano, os tipos de comércio no entorno, facilidades de transporte e tudo mais que possa valorizar o seu imóvel, aumentando suas chances de ter um bom retorno financeiro.

Uma outra possibilidade de lucrar com a valorização é a realização de reformas. Uma boa atualização na planta, um novo uso para um cômodo, a instalação de acabamentos diferenciados e até mesmo uma pintura podem contribuir para um acréscimo considerável na valorização da sua propriedade.

5. Multiplicidade de ganhos

Além de várias opções de investimento, o mercado imobiliário também promove outras possibilidades de retorno: aluguel para moradia, aluguel para fins comercias ou industriais, novas tendências como coworking e plataformas online para de divulgação e contratação de aluguéis temporários.

A demanda pelos serviços online tem apresentado crescimento, principalmente para turistas e profissionais com necessidade de moradia temporária. Uma das principais vantagens é que o processo é simplificado e feito todo pela internet. Os retornos financeiros para os donos costumam ser maiores que as formas tradicionais de contratação, embora exista um risco maior de depreciação o imóvel e rupturas de acordo.

6. Compra na planta

Como dissemos, se você souber aproveitar as oportunidades a compra de imóveis lhe trará um ótimo retorno. Você já viu que um bom investimento requer alinhamento entre as possibilidades do investidor e seus objetivos e que dá para investir em imóveis mesmo com pouco recurso disponível, neste caso os imóveis financiados na planta são uma ótima alternativa.

Quando adquirimos um imóvel na planta na intenção de investir, os resultados são surpreendentes. O comprador investe uma pequena quantidade durante a construção e na entrega das chaves tem uma grande valorização. Esse ganho pode ser tanto para vender quanto para alugar. Afinal, quem não quer ser o primeiro morador de uma propriedade recém-construída?

Mas, para que o seu investimento seja de fato um bom negócio, alguns cuidados devem ser tomados:

  • verifique a idoneidade do vendedor;
  • certifique-se da credibilidade da construtora em caso de imóveis na planta;
  • faça visitas a imóveis já entregues;
  • consulte toda a documentação.

Além de todas essas vantagens que mostramos neste artigo, você ainda pode utilizar os lucros provenientes de aluguéis para reinvestir em outros imóveis, garantindo o aumento do seu patrimônio e segurança financeira para você e toda sua família.

Como você viu, se você souber investir, a compra de imóveis pode ser muito vantajosa. O que você achou das dicas? Foram relevantes para você? Então, siga nossas redes sociais, saiba muito mais sobre o mercado imobiliário e conheça várias opções para fazer um ótimo investimento! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Pinterest e WhatsApp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *