Big Vida

Sustentabilidade: O que é ISO 14001?

Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo levaram à necessidade de desenvolver normas que tratassem da questão ambiental.

O objetivo foi padronizar os processos para empresas que utilizam recursos tirados da natureza ou que causam algum dano ambiental decorrente de suas atividades. A sigla ISO é a abreviatura, em inglês, de International Standardization for Organization (Organização Internacional de Normatização) uma organização não-governamental, sediada em Genebra, na Suíça, cujo objetivo é ser o fórum mundial de normatização. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional responsável e reconhecido internacionalmente pela tradução do conteúdo das normas ISO e pela atualização de suas revisões.

O número 14001 se refere a uma norma da série 14000, que aborda questões ambientais. É esta norma que estabelece as diretrizes que uma empresa deve seguir para desenvolver, implementar e operar um Sistema de Gestão Ambiental, que possa levantar, controlar e reduzir os impactos causados ao meio ambiente.
Segundo o auditor da empresa certificadora TÜV Rheinland do Brasil, Rodrigo Fialho, a ISO 14001, pode ser aplicada a todos os tipos e portes de organizações e, inclusive, adequada a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. “Vale destacar que entre os pré-requisitos para uma empresa se qualificar para certificação estão o cumprimento da legislação ambiental, o levantamento dos aspectos e impactos ambientais de suas atividades, o estabelecimento de procedimentos-padrão e de planos de ação para eliminar ou minimizar impactos ambientais, além de pessoal devidamente treinado e qualificado”, informa Fialho.

No caso da construção civil, a aplicação da ISO 14001 tende também para questões voltadas à sustentabilidade ambiental das edificações, influenciando no projeto das obras e criando formas de minimizar o uso de recursos naturais, tanto na fase de construção como na fase de operação das mesmas, aplicando conceitos de melhor utilização de luz natural, de energia, de reúso da água, materiais alternativos, entre outros.

MBigucci é uma das pioneiras na área a receber a certificação

No Brasil, atualmente, apenas 12 empresas na área da construção civil possuem o certificado ISO 14001, a MBigucci é uma destas exceções. Bem antes de receber a certificação (em 2008) a construtora já implementava ações de sustentabilidade ambiental. Primeiro, criou-se o projeto “Obra Limpa”, em 2002, para reduzir os danos ambientais. Em 2006 o projeto transformou-se no programa “Big Vida”, de Responsabilidade Ambiental. Desde então, a empresa impõe o uso de sistemas e equipamentos sustentáveis, aliados a atitudes responsáveis em favor da preservação do meio ambiente e da vida das futuras gerações.

A diretora da empresa, Roberta Bigucci, explica que o diferencial deste processo na construtora é que ele foi implementado juntamente com os colaboradores, sem a contratação de uma empresa de consultoria na área. “Isto fez com que essas ações (coleta seletiva, reaproveitamento de material, economia de energia elétrica e de água e redução de materiais) fossem ficando no ‘DNA’, no ‘sangue’ da empresa. Com certeza, o processo foi mais difícil, mas ficou muito mais enraizado na cultura da MBigucci. A certificação ISO 14001 veio padronizar o que já vínhamos desenvolvendo”, conta Roberta.

No dia-a-dia da empresa é possível observar hábitos como uso de canecas e garrafinhas plásticas individuais no lugar de copos descartáveis, desligamento dos monitores dos computadores no período de almoço, coleta seletiva de papel e plástico, uso do verso do papel para rascunho. As ações de sustentabilidade também estão nas obras, com coleta seletiva de resíduos como gesso, madeira, plástico e papel e envio desse material para empresas recicladoras, uso de garrafas Pet com água para iluminação natural do canteiro de obra, captação da água dos chuveiros e lavatórios dos canteiros para reutilização nas descargas, uso de madeira reflorestada, entre outras ações.

Roberta também destaca que certificar a empresa é diferente de certificar uma obra.
“Você certifica a forma de gerir a empresa, a preocupação com o futuro das gerações, isto aliado sempre ao tripé da sustentabilidade que foca o ambiental, o social e o econômico”, explica. Além da certificação ISO14001, a construtora MBigucci também é certificada pela ISO 9001, referente à qualidade total, e pela OHSAS 18001, referente à saúde e à segurança no trabalho.

Para que serve a certificação?

Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental da empresa.
“A auditoria de certificação é um processo sistemático, independente e documentado, para obter evidências que comprovem a capacidade de uma empresa em atestar sua responsabilidade ambiental no desenvolvimento de suas atividades”, explica o auditor Rodrigo Fialho.

Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14001, a empresa tem de se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.

Dados

• No Brasil há 570 empresas (nacionais ou estrangeiras) com o certificado ISO 14001 válido
• Na área da Construção Civil, são apenas 12 empresas certificadas, entre elas, a MBigucci.
Fonte: Inmetro – www.inmetro.gov.br

VEJA mais