Utilidade Pública, Variedades

Santo André terá 61 academias ao ar livre até o fim do ano

Após sucesso com a instalação do primeiro lote de unidades, Prefeitura programa equipar mais 12 espaços em praças do município


A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vai instalar, até o fim do ano, mais 12 Academias ao Ar Livre, totalizando 61 unidades entregues, distribuídas em parques e praças da cidade.

As novas unidades serão alocadas nos bairros Jardim Marek, Jardim Las Vegas, Jardim Oriental, Paraíso, Parque do Pedroso, Parque das Nações, Jardim Santo André, Parque Gerassi, Vila Assunção, Vila Lucinda, Parque Novo Oratório e Clube de Campo.

Os locais escolhidos serão equipados com 15 aparelhos de alongamento e ginástica, montados sobre piso ecológico, e receberão tratamento paisagístico, com melhorias em calçadas, iluminação e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Na próxima semana, os moradores das proximidades das praças Cristo Operário, na Vila Linda, Túlio Mascoto, no Campestre, e Adherbal Leital, no Jardim Alzira Franco poderão usufruir das estruturas destinadas a favorecer a aquisição de condicionamento físico por meio de exercícios leves, de forma gratuita, além de favorecer a integração entre crianças, jovens e adultos.

Os moradores dos bairros Vila Lucinda, Centreville, Palmares, Valparaíso, Vila Guiomar, Vila Metalúrgica, Parque Capuava, Jardim Ipanema, Vila Alzira, Utinga, Santa Maria, Parque Jaçatuba, Vila Alzira, Camilópolis, Jardim Teles de Menezes, Bairro Jardim, Paraíso, Jardim Bom Pastor, Jardim Alvorada, Jardim Guarará, João Ramalho, Vila Humaitá, Parque Erasmo, Parque Oratório, Jardim Estela, Tamarutaca, Vila Scarpelli, Parque Marajoara, Vila Linda, Vila Luzita, Vila Matarazzo, Parque Novo Oratório, Pinheirinho, Vila Pires, Santa Terezinha e Vila Curuçá já podem se exercitar gratuitamente.

Próximas instalações
No decorrer dos próximos meses, as Academias ao Ar Livre serão implantadas nas seguintes praças:
– Praça Patapio Silva, na Rua Dante Geralditti, no Jardim Marek;
– Praça Benvenuto Somera, na Rua Domenico Garofalo, no Jardim Las Vegas;
– Praça Doutor José Poletto, na Rua Andrinopla, no Jardim Oriental;
– Praça Rafael Stamato Sobrinho, na Rua Raimundo de Oliveira com a Rua Walter, no bairro Paraíso;
– Parque do Pedroso, na Estrada do Pedroso, no Parque do Pedroso;
– Praça Waldemar Soares, na Rua Oratório com a Rua Hungria, no Parque das Nações;
– Praça Lamartine, na Rua dos Dominicanos, no Jardim Santo André;
– Praça Eurico Gaspar Dutra, na Rua General Olimpio M Filho, no Parque Gerassi;
– Praça Iwao Ito, na Rua Juquiá com a Rua Humberto de Campos, na Vila Assunção;
– Praça Heliópolis, na Rua Caconde com a Rua Ferreira, na Vila Lucinda;
– Praça Ferdinando Maida, na Rua Corrientes com a Rua Caucaso, no Parque Novo Oratório;
– Praça Itatiba, na Rua dos Alpes, na Vila Curuçá;
– Praça Clube de Campo, na Rua Mico Leão Dourado, no Clube de Campo.

Estrutura

Os parques e praças do município que abrigam as Academias ao Ar Livre recebem tratamento paisagístico e melhorias como revitalização de calçadas, iluminação e acessibilidade. São dispostos 15 aparelhos de alongamento e ginástica: Espaldar, Jogo de Barras, Flexor e Extensor de Pernas, Abdominal Sentado, Abdominal, Multiexercitador 6 Funções, Roda Dupla Diagonal com Rotação Vertical, Remada Sentada, Peitoral Duplo, Leg Press e Twist Lateral, Simulador de Caminhada, Remador, Bicicleta, Simulador de Escada e Esqui Duplo.

Os equipamentos trabalham todos os grupos musculares e são indicados para pessoas a partir de 12 anos de idade. Uma placa direciona e orienta o usuário a fazer corretamente o uso dos aparelhos, com dicas de alongamento e com a sequência ideal de exercícios. Dessa forma, os movimentos dos praticantes são conduzidos, utilizando como carga o próprio peso. Também constam dos espaços figuras explicativas, mostrando quais grupos musculares estão sendo trabalhados.

Fonte: Prefeitura de Santo André

VEJA mais