Utilidade Pública, Variedades

Pipoca possui mais antioxidantes do que frutas e legumes, revela estudo.

A pipoca já havia saído da lista negra dos petiscos, já que, quando preparada com pouca gordura, contém cerca de 160 calorias em 100g. A novidade é que ela pode ser uma excelente fonte de antioxidantes. De acordo com pesquisadores da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, a pipoca possui mais polifenóis do que frutas e legumes.

Polifenóis também são encontrados no vinho tinto e chocolate
De acordo os cientistas, uma porção de 33g pipoca pode conter até 300mg de antioxidantes, quase o dobro das frutas, que carregam 160mg da substância em porções de 80g. Os polifenóis agem contra os danos causados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças generativas. Estudos anteriores sugerem que essa substância também é encontrada no vinho tinto, chá verde e chocolate amargo.

Para os cientistas, a pipoca é uma boa fonte de polifenóis porque possui apenas 4% de água. Legumes e frutas também são fontes da substância, mas como sua composição pode chegar a 90% de água, ela não seria tão concentrada. Na pipoca, a mais alta concentração de polifenóis pode ser encontrada na película dura e marrom – aquela que pode causar uma sensação incômoda entre os dentes. Rica em fibras, uma porção de pipoca pode oferecer mais de 70% do consumo diário de grãos integrais recomendado por médicos e nutricionistas. Mais uma vez, a casca que costuma ser descartada é considerada a fonte principal de fibras.

A nutricionista Talita Matos, da AC Nutrition reforça que a pipoca deve ser preparada sem óleo ou nem um outro tipo de gordura, para então não adicionar calorias extras. Evite também usar aquela própria para microondas ou consumi-las nos cinemas, “as pipocas industrializadas e preparadas no comércio são cheias de gorduras. Além disso, é muito importante ficar atento ao sal adicionado à pipoca, ela deve ser consumida preferencialmente sem sal e claro não vale substituir pela pipoca doce, que contém açúcar”, explica a nutricionista. Ela ainda ressalta, “é importante que, mesmo com a descoberta da quantidade de polifenóis na pipoca, o consumo de frutas e vegetais seja mantido, pois eles nos fornecerão vitaminas, minerais e fibras que a pipoca não possui ou possui em pequenas quantidades”.

Fonte: Portal do Grande ABC

VEJA mais