Decoração

Mármores e Granitos em alta

Seja num mosaico rústico, seja numa paginação especial que valoriza veios e cores, as rochas nobres conquistam adeptos pela aplicação cada dia mais contemporânea.

A escolha não depende apenas de gosto pessoal, mas sim da sua utilização e do ambiente no qual será empregado. Mais moles e menos resistentes os mármores são suscetíveis a manchas e desgaste.

Justamente por isso, não são indicados para pisos e bancadas de cozinhas, mas são bastante adequados para pisos internos de salas, halls, quartos, banheiros e demais ambientes sociais, devido, especialmente, à beleza dos seus veios. Já os granitos são mais duros e mais resistentes a ataques químicos, absorção de água e desgaste abrasivo. Em geral os granitos são indicados para áreas internas e externas, inclusive cozinhas. Como podemos observar, a escolha entre mármore e granito depende basicamente do uso e da aplicação que serão dados às pedras.

Vale ressaltar que por conter carbonato de cálcio, nos mármores não podemos utilizar produtos abrasivos, como água sanitária e ácido muriático na limpeza, basta um pano macio, água e sabão neutro ou produtos especiais para pedras. Já os granitos são mais resistentes a componentes químicos, porém, evite palhas de aço e escovas, para não danificar seu brilho.

Presente na construção desde a antiguidade, o mármore e o granito estão de roupa nova, incrementados com outros cortes, acabamentos e resinas. Veja exemplo da aplicação destes materiais em um projeto executado pela Ampalu Interiores:

fonte: Ampalu Interiores

VEJA mais