Variedades

Entrevista com Hugo Hoyama – O maior mesa-tenista do Brasil

Com 10 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Panamericanos, hexacampeão latinoamericano, cinco participações em Olimpíadas e uma coleção de mais de 500 medalhas e 250 troféus, o são-bernardense Hugo Hoyama fala à MBigucci News sobre carreira, esporte e suas outras paixões

MBigucci – Como você começou?

Hugo Hoyama – Comecei aos 7 anos em São Bernardo do Campo, cidade onde nasci e moro até hoje. Eu estudava na escola japonesa União Cultural Nipo-Brasileira e nos intervalos das aulas “brincava” de pingue-pongue com meus amigos.
Um deles, o César Kamiya, treinava no Palestra de São Bernardo, onde os jogadores da Seleção Brasileira também treinavam e então eu comecei a praticar no clube, com o técnico Maurício Kobayashy, que viria a ser o treinador da seleção brasileira. Venci o meu primeiro torneio na categoria pré-mirim (até 10 anos) no campeonato interno da escola e a partir daí comecei a conquistar campeonatos paulistas, brasileiros e sul-americanos.

MBigucci – Qual sua maior conquista?

Hugo Hoyama – Minha primeira grande vitória foi conquistada no Campeonato Latino-Americano de 1988, em Cuba. Os grandes favoritos eram: Claudio Kano, Alvarez, da República Dominicana e o Gambra, do Chile. Naquele momento ninguém sabia quem era Hugo Hoyama, por ainda não ter conquistado nenhum torneio expressivo internacional. Venci todos os meus adversários e cheguei à final contra o Cláudio Kano que acabei vencendo por 2×1. Esta vitória foi fundamental para minha carreira, adquiri mais confiança, tornando-me mais tarde o nº 1 do Brasil.

MBigucci – Você viaja muito por conta dos campeonatos. Quando está em São Bernardo o que gosta de fazer?

Hugo Hoyama – Quando estou na cidade prefiro ficar descansando, aproveitar para ficar com a família. Sei que há muitos lugares legais, barzinhos, mas eu não gosto muito, por isso não frequento.

MBigucci – Onde você treina? Onde as crianças que gostam do esporte podem te encontrar?

Hugo Hoyama – Eu treino diariamente, das 14h30 às 17h30, no Estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, no salão da Prefeitura de São Bernardo, cidade a qual eu defendo.

MBigucci – Quais os benefícios do tênis de mesa? Há idade para começar?

Hugo Hoyama – No tênis de mesa, diferente do pingue-pongue que é jogado por lazer, o atleta tem que ter um bom preparo físico, pois o ritmo de treinamento é muito puxado, com movimentação de pernas constante, o reflexo tem que ser muito apurado, inteligência para realizar as jogadas, paciência para saber a hora de atacar, defender; por isso vejo que é um esporte que mexe com todo o corpo, não só o físico como o mental. Para um atleta que queira se tornar um bom jogador, acredito que deva começar até os 12 anos, para ter uma boa base, aprender os golpes, e no decorrer do tempo ir corrigindo. Mas há torneios para todas as idades.

MBigucci – Como popularizar o tênis de mesa no Brasil?

Hugo Hoyama – Acredito que colocando o tênis de mesa nas escolas, com orientadores, pode crescer muito o número de praticantes. Hoje eu tenho o Instituto Hugo Hoyama e, a partir de 2012, quero começar esse trabalho nas escolas.

MBigucci – Aos 42 anos, qual sua expectativa para as próximas Olimpíadas?

Hugo Hoyama – Ainda não penso em aposentadoria, quero disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres, depois continuar treinando, e quando eu sentir que não poderei mais representar a Seleção Brasileira num alto nível, me aposentarei.

MBigucci – A construtora MBigucci mantém uma Atlética com objetivo de incentivar a prática esportiva (futebol, corrida etc) entre os colaboradores.
Como você acha que as empresas do ABC também poderiam contribuir?

Hugo Hoyama – Muito legal saber que a MBigucci incentiva os esportes, e as empresas têm que seguir esse pensamento, pois praticando esportes, os colaboradores, empregados, familiares, podem descontrair, relaxar e assim o resultado do trabalho é muito melhor, com certeza.

Pingue-Pongue:

Hugo Hoyama
Nascido em 6/5/1969, em São Bernardo do Campo-SP
Time: Palmeiras
Comida: Sushi e sashimi
Hobby: Não tenho
Livro: Semente da Vitória, de Nuno Cobra
Música: Pop, Japonesas, Michael Jackson
Família: Tudo, sem eles desde o início da minha carreira, não
estaria aqui hoje, falando com vocês!
Título: Mais que títulos, o mais importante foi ter dado alegrias às pessoas mais importantes da minha vida, que são meus pais!
Redes sociais? Facebook e Twitter
Maior mesa-tenista da história? Jiang Jialian

Saiba mais:
www.hugohoyama.com.br
www.fptm.com.br (Federação Paulista)
www.cbtm.org.br (Confederação Brasileira)
www.ittf.com (Federação Internacional)

VEJA mais