Eventos, Utilidade Pública

Cultura do nordeste estará representada na avenida pela escola Renascente de SBC

Com 450 componentes, a Renascente aposta na cultura nordestina para conquistar o título de campeã do grupo especial do Carnaval 2013

O Nordeste com suas tradições culturais e econômicas é o tema da escola samba Renascente de São Bernardo do Campo, que promete um carnaval contagiante inspirado na cultura nordestina. Com muito baião, axé e xaxado, a agremiação é a segunda a desfilar no Grupo I do Carnaval 2013 no domingo (10), na Avenida Aldino Pinotti.

Com 450 componentes, distribuídos em 12 alas, e quatro carros alegóricos, a escola, que representa a comunidade do Grande Farina, Bairro Industrial, Parque São Bernardo, Vila São Pedro e Jardim Petrônio, aposta no rei do cangaço para contagiar os foliões na avenida do samba.

Fundada em 1996, a tradicional Renascente também se inspirou na origem da congada para conquistar o título do Carnaval deste ano. “A cultura tradicional popular nos norteia. A congada, por exemplo, surgiu no nordeste brasileiro. Com muita harmonia e equilíbrio, as alas vão mostrar desde asa branca e sanfoneiros até o frevo e o maracatu”, ressalta o presidente da agremiação, Benedito da Silva Lemes, mais conhecido como Ditinho da Congada.

Carnaval 2013 – O Carnaval de São Bernardo acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, a partir das 19h, na Avenida Aldino Pinotti, que fica próxima ao Paço Municipal. No total, são 11 agremiações que desfilarão na passarela do samba, divididas entre pleiteantes e Grupos I e II. No ano passado, cerca de 50 mil foliões prestigiaram os dois dias de desfiles.

Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura está preparando uma infraestrutura atenta a todos os detalhes. O público terá à disposição uma praça de alimentação com cerca de 40 barracas, entre doces e salgados. Serão instalados dois telões, um próximo à praça de alimentação e outro na área de dispersão. A arquibancada comporta cerca de nove mil lugares. Também serão instalados 100 sanitários químicos, inclusive para pessoas com deficiência.

Ao longo da avenida serão instaladas 44 câmeras de segurança. Vão trabalhar no evento 190 policiais militares, 150 guardas civis municipais e 50 policiais civis. A movimentação do público será acompanhada a partir de uma central de monitoramento.

Fonte: Portal do Grande ABC

VEJA mais