Utilidade Pública

Conheça o bairro do Ipiranga: o berço da nossa história

Sinônimo de qualidade de vida, este tradicional bairro de São Paulo conta com muitos atrativos para morar

Cantado em estrofe do hino nacional, o distrito do Ipiranga é referência histórica para a cidade de São Paulo e também para a MBigucci. É neste bairro que estão localizados o Parque da Independência, onde às margens do riacho do Ipiranga D. Pedro I proclamou a independência do Brasil; o Museu do Ipiranga, que guarda relíquias do período colonial brasileiro; além de alguns empreendimentos da MBigucci, com destaque para: Independence Park (Av. Dr. Gentil de Moura, nº 856), Duque de Aragão (Rua Regino Aragão, 61) e La Grand Maison (R. Pereira da Nóbrega, 110 – Vila Monumento) e mais recentemente o Wish Residence, lançado em 2013.

“A MBigucci tem vínculos eternos com o Ipiranga, sejam pessoais ou profissionais. Eu nasci e passei minha infância no bairro. Fui presidente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga, também faço parte do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Ypiranga, e é neste importante bairro que a MBigucci já executou e continua a executar importantes obras, gerando empregos e concretizando os sonhos das pessoas morarem em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo”, ressaltou Milton Bigucci, presidente da MBigucci.

Qualidade de vida
O coração do Ipiranga é também sinônimo de qualidade de vida, de ruas arborizadas, tranquilas, de um ambiente privilegiado para morar. Afinal o bairro conta com muitas escolas e universidades, unidades de saúde, comércios, feiras livres, bibliotecas, centros esportivos e culturais, diversas linhas de ônibus, metrô, trem e fácil acesso às duas principais rodovias de São Paulo: a Imigrantes e a Anchieta.

O distrito do Ipiranga é formado pelos bairros Alto do Ipiranga, D. Pedro I, Ipiranga, Vila Carioca, Vila Eulália, Vila Heliópolis, Vila Independência, Vila Monumento e Vila São José, com população aproximada de 96 mil habitantes e uma área de 37,5 km². Juntamente com os distritos do Sacomã e do Cursino, compõe a região que também leva o nome de Ipiranga, com população de 425.932 habitantes. Atualmente o distrito desenvolve uma caracterização como fornecedora de serviços ao mesmo tempo em que vivencia uma verticalização imobiliária em franca expansão.

Como surgiu
A história do Ipiranga está associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Por conta do posicionamento geográfico, a região era passagem obrigatória para quem vinha da área central da cidade e se dirigia aos caminhos que cruzavam a Serra do Mar em direção à Baixada Santista. Isso fez com que o Ipiranga entrasse para a história do Brasil ao se tornar cenário do evento em que Dom Pedro I, vindo de uma de suas andanças pela cidade de Santos, decide proclamar a independência do Brasil em uma de suas paradas às margens do riacho do Ipiranga.

CURIOSIDADES
O nome Ipiranga foi extraído do córrego que corta o bairro e que significa, em tupi-guarani, rio vermelho, por conta das águas barrentas; De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo, o ritmo de crescimento da população da Região do Ipiranga vem diminuindo a cada ano. Mantida a velocidade, até o ano de 2010 a região terá perdido cerca de 15 mil habitantes em 10 anos, chegando a uma população de aproximadamente 410 mil habitantes.

VEJA mais