Dicas

Vai se mudar? Aprenda o que observar durante a vistoria de imóveis

Mudar de casa é um processo que envolve muitas escolhas — desde a decisão da compra até a entrega das chaves, percorremos um caminho de emoções e expectativas. Sabemos que uma boa aquisição exige cautela em todas as etapas da compra, seja na escolha da localização do imóvel, no tipo de planta ou nas condições de pagamento.

A vistoria do imóvel é uma etapa importante que antecede a tão esperada entrega das chaves. Por ser um momento que requer bastante atenção do comprador, o ideal é limitar o número de acompanhantes. Quando se trata de uma casa ou apartamento novo, a construtora faz o agendamento com o proprietário e, juntos, realizam o checklist.

Uma vistoria bem feita é a garantia indispensável para compradores e vendedores de que o imóvel foi entregue de acordo com todas as especificações propostas no contrato. Mas será que você sabe o que é preciso observar nesse momento? Para ajudar, separamos 7 fatores que não devem ser ignorados antes de você se mudar para o seu novo lar. Confira!

1. Tenha o memorial descritivo em mãos

O memorial descritivo é um documento feito pela construtora e, na maioria das vezes, entregue no ato da assinatura do contrato de compra e venda ou aluguel do imóvel. Trata-se de uma declaração com todas as informações sobre o projeto, apontamentos sobre as instalações elétricas e hidráulicas, descrição detalhada dos materiais e marcas dos metais, louças e pinturas que vão compor o empreendimento, bem como as condições de entrega.

Se você não recebeu esse documento, solicite-o na incorporadora e esteja com ele em mãos durante a vistoria para esclarecer possíveis dúvidas. É ele que vai ajudar você a direcionar sua atenção aos aspectos mais importantes de um imóvel.

2. Verifique defeitos aparentes

Faça um checklist nos itens abaixo:

  • pintura: observe se as paredes e tetos foram pintados recentemente. Se você encontrar manchas e irregularidades no acabamento, informe à construtora;
  • pisos e revestimentos: fique de olho na condições gerais desses materiais, verificando se não há riscos, manchas ou rachaduras. Ao conferir o estado de conservação, aproveite para checar se os materiais predeterminados foram instalados em todos os ambientes;
  • torneiras e registros: os metais devem estar em perfeitas condições de uso, sem vazamentos e avarias, a exemplo de riscos e descamações;
  • louças: vasos sanitários, pias e lavatórios devem passar por uma inspeção para atestar a ausência de danos como trincas e manchas.

3. Confira as instalações elétricas

Outra boa dica é conferir a instalação dos pontos de luz, tomadas, interruptores e ponto de telefone. Eles devem estar bem-fixados e sem qualquer avaria aparente. Veja também também se elas estão com a etiqueta de identificação da voltagem. Caso o condomínio já esteja em funcionamento, com a energia elétrica ligada, é interessante ter um carregador de celular para testar as tomadas.

4. Cheque o sistema hidráulico

Abra todas as torneiras e deixe a água correr por alguns minutos. Nesse momento, aproveite para constatar a ausência de vazamentos embaixo de pias e lavatórios. Nos banheiros, teste o funcionamento das descargas e caixas acopladas, acionando as válvulas.

Não se esqueça de observar a instalação dos ralos — já que os chuveiros não vão estar instalados, alguns especialistas recomendam levar um balde ou uma garrafa de água para atestar a inclinação do chão. Dessa forma, você tem a certeza de que não existem problemas no escoamento de água.

Outro ponto para ficar atento é verificar se os ralos não estão obstruídos. Durante a obra, é possível que caiam restos de materiais de construção, ocasionando entupimento dos ralos. Por isso, faça um teste rápido dispensando água nos ralos.

5. Examine portas e janelas

As portas devem estar alinhadas e instaladas adequadamente — ou seja, devem abrir e fechar sem rangidos. Ao conferir esse item, já faça a inspeção das fechaduras, conferindo o travamento por dentro e por fora. Aproveite para ver se todas as portas têm chaves.

Observe o estado das janelas e vitrôs, verificando se não existem danos e arranhões na pintura. As janelas devem deslizar com facilidade. Por isso, teste a abertura e o fechamento delas. Verifique, ainda, se os trincos estão funcionando da forma correta.

6. Visite as áreas comuns

A inspeção das áreas de convivência é feita obrigatoriamente pelos administradores do condomínio. Mas se você quiser, pode fazer um tour pela área de lazer, hall de entrada, escadarias, elevador e demais dependências. Se perceber alguma necessidade aparente, anote para repassar ao síndico.

7. Vaga de garagem

Na incorporação do imóvel, a construtora define se a vaga será indeterminada ou atribuída à unidade. Em caso de vaga indeterminada, a administradora do condomínio promoverá um sorteio. Geralmente, ele é realizado quando o empreendimento conta com mais de 30% da ocupação, até então, os condôminos podem utilizar qualquer vaga. 

Vale a pena lembrar que o tamanho e a quantidade das vagas varia de acordo com a legislação de cada município, contando com uma porcentagem para veículos grandes e outra para veículos pequenos.

Observe se é possível fazer as manobras para entrar e sair sem grandes problemas ao seu veículo ou à propriedade de terceiros. Se o apartamento tiver depósito e bicicletário, aproveite para dar uma olhada nas condições desses espaços, conferindo a metragem e a localização.

Como você viu, são muitas as particularidades a serem analisadas em um vistoria. Por isso, reserve um tempo na sua agenda e faça tudo com calma. Não esqueça de levar a trena e, se possível, uma máquina fotográfica ou celular para fazer alguns registros. Além das imagens, faça anotações necessárias. Com esses cuidados, você terá um imóvel em perfeitas condições de uso quando chegar o momento da mudança!

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o tema? Aproveite sua visita ao nosso blog para conferir algumas ideias de decoração para apartamentos pequenos.

VEJA mais