Utilidade Pública, Variedades

Saúde de São Caetano passa por reestruturação

O sistema de Saúde público de São Caetano do Sul passará por uma verdadeira transformação em vários dos seus setores nos próximos dias, para otimizar e melhorar o atendimento que é oferecido aos moradores. O novo titular da Secretaria de Saúde (Sesaud), Sallum Kalil Neto, que assumiu a pasta com um rombo orçamentário de R$ 73 milhões, já começou a colocar o setor em ordem.

A distribuição gratuita de medicamentos em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo, está normalizada. A extensa lista de remédios oferecida pela Prefeitura aos moradores contém centenas de itens, alguns de alto custo, fator que alivia as despesas com medicamentos por parte dos munícipes. “A solução que encontramos foi renegociar com os fornecedores, pois os pagamentos que eram destinados a eles estavam atrasados anteriormente”, explica Kalil Neto.

Mudanças – Algumas unidades especiais de saúde de atendimento à população sofrerão alterações em seus endereços atuais nos próximos dias, para otimizar o setor e não desperdiçar a fatia orçamentária que é direcionada a essa área. “Muitos serviços estavam descentralizados demais, com locais ociosos e equipes mínimas”, justifica Sallum Kalil Neto.

A Casa da Gestante, atualmente situada num prédio alugado na Rua Vital Brasil Filho, 266, Bairro Santa Paula, será instalada agora no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, situado na esquina da Rua São Paulo com a Avenida Vital Brasil Filho. No local, as futuras mamães da cidade serão melhores acolhidas e terão mais tranquilidade para receber o atendimento necessário durante a gestação.

Já as atividades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) da Rua Santo Antônio, 117, Centro (prédio também alugado), serão transferidas para o Centro de Especialidades Médicas, que está localizado na Rua Heloísa Pamplona, 269, Bairro Fundação, ainda como parte do processo de readequação dos espaços de saúde.

Leitos – O Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini conta hoje com 12 leitos de maternidade, 8 de UTI Neonatal e 9 de médio risco Neonatal, além de 6 resultantes da transferência da Casa da Gestante à unidade. Os antigos 14 leitos do Hospital Márcia Braido, por sua vez, foram readaptados para receber pacientes de internação de clínica geral. “Assim, nós conseguimos desafogar um pouco o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin”, informa Sallum.

O Centro Municipal de Oftalmologia Dr. Jaime Tavares (CMO), localizado na esquina da Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri (Bairro Oswaldo Cruz), tem sua nova comandante. Trata-se de Sandra Beer, que assumiu a unidade tendo como uma de suas principais missões regularizar as consultas e os agendamentos de exames nessa área. “Se necessário, faremos um mutirão para normalizar o atendimento”, salienta o secretário de Saúde. O Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves (Unidade de Tratamento ao Câncer), no mesmo prédio, foi ativado efetivamente – os serviços de ambulância do 199 e do Samu vão ser centralizados também nesse espaço.

Exames – A Prefeitura de São Caetano buscará reduzir drasticamente a abstenção nas consultas e exames marcados na rede pública de saúde sancaetanense. Para isso, uma equipe fará ligações aos pacientes dois dias antes das consultas ou exames, para confirmar a ida do usuário ao posto de saúde. Esse processo será iniciado nos próximos dias, como parte da reestruturação da Saúde.

Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul

VEJA mais