Dicas Culturais: São Paulo a pé

Além de ser um importante centro econômico e financeiro, São Paulo reúne as principais tendências culturais e de entretenimento do país. Cada canto desta metrópole efervescente guarda uma nova descoberta em arquitetura, gastronomia, artes, luxo, meio ambiente e muito mais.
Que tal descobrir mais de perto essa infinidade de atrações, com um roteiro que você mesmo define, para ser aproveitado a pé, caminhando pelas ruas da cidade?
Escolha uma das sugestões abaixo, monte o seu roteiro no mapa e descubra a pé uma cidade que vai te surpreender.

Centro de São Paulo

No centro da capital paulista, o passado dá o tom. A começar pelo nascimento da cidade, em 1554, no Pateo do Collegio. Já o Mosteiro de São Bento, projetado em 1910 e quarta construção da ordem beneditina presente no local desde 1600, é lar das concorridas missas acompanhadas por apresentações de canto gregoriano. Passa também pela Catedral da Sé, um dos maiores templos de inspiração gótica no mundo, entre tantos outros marcos. Foi inaugurada durante a comemoração ao quarto centenário da cidade, abriga o marco zero da metrópole.

Cultura Oriental na Liberdade

No início do século passado, o bairro da Liberdade passou por uma transformação. Em 1912, quando os primeiros imigrantes japoneses começaram a se fixar nos arredores, as ruas da região passaram a refletir a caracterização típica do país oriental, tornando-se hoje o reduto da maior colônia nipônica fora do Japão.

Rua Oscar Freire e arredores

Quando se fala em luxo, é inevitável mencionar a Rua Oscar Freire. Localizada no charmoso bairro dos Jardins, abriga mais de 200 das mais belas vitrines da cidade e as mais importantes e famosas marcas de todo o mundo, como Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Bvlgari, Diesel, entre outras.

Rua Augusta e Arredores

São Paulo é uma metrópole agitada. Não só durante os 90 mil eventos que acontecem por aqui todos os anos, ou na variedade cultural que a capital oferece em centenas de salas de cinema, teatros e casas de shows, mas principalmente nas baladas que iluminam as noites da cidade.

Cultura na Avenida Paulista

A Avenida Paulista não é somente o coração da cidade. Apesar de sua vocação para os negócios, a avenida símbolo da cidade é um dos principais expoentes culturais da metrópole. Teatros, cinemas, museus e centros culturais estão sempre movimentados, principalmente aos finais de semana.

Prédios históricos no centro de São Paulo

O acervo arquitetônico do centro da cidade, composto por marcos como: Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura), Teatro Municipal, Shopping Light, Palácio dos Correios, Prédio da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Edifício Altino Arantes (Banespão) e Edifício Itália forma não somente a mais característica representação da arquitetura paulistana do início e meados do século XX, mas também forma um patrimônio histórico de valor inestimável para a cidade.

Vila Madalena

A Vila Madalena, ou Vila Madá para os íntimos, é um dos recantos da boemia paulistana. Em suas ruas funcionam bares para todos os gostos, charmosos botecos com azulejos nas paredes e chopes estupidamente gelados nas mesas, disputando espaço com o samba e o rock das baladas espalhadas pelo bairro. Todo esse agito noturno dá lugar aos intelectuais que percorrem as charmosas livrarias do bairro durante o dia.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *