Risoto: “Que Marravilha!” – Aprenda a fazer!

O carregado sotaque francês do chef Claude Troisgros e sua paixão pela culinária brasileira são marcas registradas em seu programa “Que Marravilha!”, exibido pelo canal GNT. Eleito chef do ano pelas revistas Veja, Gula e Guia Quatro Rodas e dono de requintados restaurantes no Rio de Janeiro, Troisgros exibirá um especial sobre Risotos, na nova temporada do programa durante o inverno. Um refinado risoto com frutos do mar foi a receita escolhida para os nossos leitores:

LAGOSTINS E LULAS, RISO NERO (4 porções)

LULA
-600g de lula (grande e limpa)
-1 cebola em cubos grandes
-2 dentes de alho picado
-1colher de tomate concentrado
-Bouquet garni (ramalhete de ervas aromáticas com tomilho, louro e salsa)
-Pimenta dedo de moca
-170ml vinho branco seco
-200ml água
-sal

Refogar a lula no azeite cebola, alho e a pimenta dedo de moça, juntar o tomate concentrado e o bouquet garni, temperar com sal, cobrir com vinho branco e água e deixar cozinhar por uma hora em fogo baixo. Retirar as lulas, esfriar e cortar em rodelas.

RISO NERO
-180g de riso nero (arroz preto)
-1.250ml água
-sal

Lavar o arroz, colocar em uma panela com a água e o sal para cozinhar durante uma hora

PREPARAÇÃO DO PRATO
– ½ cebola picada
-2 dentes de alho picado
-3 tomates sem pele e sementes cortados em cubos
-Riso nero cozido
-Caldo da lula
-80g de parmesão ralado
-1 colher de manteiga
-60 ml de creme de leite
-30g de passas pretas
-Sal, pimenta
-1 pimenta dedo de moça

Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar os tomates e a pimenta dedo de moça e refogar mais um pouco. Colocar o arroz já cozido, acrescentar o caldo de lula e cozinhar por 5 minutos. Acrescentar a lula em rodelas, as passas, o parmesão, o creme de leite e a manteiga. Verificar os temperos ao gosto.

TOQUE FINAL
-8 lagostins
-2 colheres de salsa picada
-½ suco de limão
-1 colher de azeite extra virgem
-Parmesão ralado

Passar as lagostins rapidamente no azeite. Colocar a salsa e o limão no risoto e mexer. Arrumar o riso nero com a lula no prato e em cima colocar as lagostins. Cobrir com azeite e enfeitar com o parmesão em lascas e um ramo de alecrim.

Claude Troisgros
De origem francesa, coração brasileiro e família de chefs, Claude revolucionou a gastronomia ao aliar produtos tropicais à culinária da França. No Brasil há 35 anos, o chef comanda premiados restaurantes (Olympe, CT Brasserie , CT Boucherie, CT Trattorie e CT Patisserie) e apresenta desde 2010 o reality show “Que Marravilha!”, no canal GNT. Sua cozinha já encantou desde astros como Mike Jagger e Elton Jonh a autoridades como os presidentes Clinton e Jacques Chirrac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *