Turismo, Variedades

Rio Grande da Serra aposta no Cambuci

Encravado na Mata Atlântica, com 100% do seu território em área de proteção aos mananciais (nascentes de água), a cidade de Rio Grande da Serra viu seu potencial turístico crescer ao apostar em um pequeno fruto nativo da região: o cambuci.

Rico em vitamina C e agentes antioxidantes, que retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico, o fruto é a grande atração de um dos principais eventos turísticos de Rio Grande da Serra: O Festival Gastronômico do Cambuci, que chega à sua 7ª edição em 2012.
Além do resgate cultural do fruto, ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o evento tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da cidade, com forte apelo ecológico e turístico. Este ano, o festival ocorre entre os dias 18, 19 e 20 de maio, das 18h às 22h, na Rua do Progresso, Centro da cidade, e espera reunir 20 mil pessoas.
Gastronômico – Além de dar sabor às cachaças, no Festival Gastronômico de Rio Grande da Serra, o cambuci vira bolos, tortas, sucos, molho, sushi, geléias e até nhoque, um dos pratos mais procurados. “É um evento muito familiar, que integra também o mês de festejos do aniversário da cidade, comemorado em 3 de maio. Além da parte gastronômica, o Festival oferece feira de artesanato, shows com artistas da região, concurso para eleger a rainha do Cambuci, venda de mudas, entre outras atrações”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Gilvan Mendonça. O secretário ressalta ainda que o fruto ganhou grande importância para a economia da cidade, gerando renda para as famílias produtoras.
O resultado deu tão certo que Rio Grande da Serra é o primeiro município a criar uma Cooperativa dos Produtores de Cambuci e derivados (Cooper Cambucy), em funcionamento desde 2006.

“Rio Grande da Serra sempre teve sua vocação turística. Quando assumimos a administração, passamos a investir no patrimônio histórico do município. Em 2005  restauramos a Capela de Santa Cruz, construída em 1611, em seguida o Bondinho da Pedreira, muito importante para a história da cidade.
Agora, nos dedicaremos ao turismo ecológico, em função da vocação e belezas naturais tais como Represa Billings, Pedreira, trilhas e outros atrativos que a cidade possui.” Adler Kiko Teixeira – Prefeito de Rio Grande da Serra

Outras atrações que a cidade oferece:

Pista de Skate Sandro Dias “Mineirinho” – AV. D. Pedro I, s/n – Centro
Pista semiprofissional com 400m.
Batizada em homenagem ao tetracampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho.

Estação Ferroviária
Inaugurada em 1867, foi a segunda a ser construída no Estado de São Paulo. Preserva a arquitetura inglesa e funciona como um dos principais meios de acesso à cidade. Os trens partem às 4h da manhã, sentido Estação da Luz, até às 24h.
Parque dos Ipês – Av. Jean Lieutaud
Áreas ajardinadas e arborizadas, com pista de caminhada e playground.

Bonde da Pedreira (Bondinho)
Cedido em 1930 para transporte dos moradores, foi desativado em 1970. Restaurado totalmente pela Prefeitura, hoje está em exposição no
Centro de Referência da Educação Básica (R. do Progresso, 251 – Centro)
Pedreira (Rapel Radical) – Avenida José Bello, s/n°
Nos anos de 1920, boa parte da produção da Pedreira serviu para calçar as vias da capital, entre elas a Av. Paulista. No final de 1970, a
Pedreira encerrou suas atividades.
Hoje o paredão, de mais de 640 metros de comprimento e 70 metros de altura, é utilizado para a prática de rapel e escalada. Entretanto é necessário levar equipamento de
segurança e instrutor particular.

Serviço:
Localização: a 45km da capital de São Paulo, Rio Grande da Serra integra a região do Grande ABC.
Acesso: pela Rodovia Índio Tibiriçá
População: 60 mil habitantes *
Área: 33 km²
Informações: www.riograndedaserra.sp.gov.br

VEJA mais