Turismo

Ribeirão Pires – da natureza aos doces

Palco de eventos culturais e gastronômicos, a cidade abriga muitos pontos turísticos

Em meio à mata atlântica, a apenas 35 km da capital paulista, está Ribeirão Pires. A cidade, que integra os sete municípios da Região do ABC, foi denominada Estância turística pelo Governo do Estado em 1998.

De acordo com o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, a consolidação turística da cidade é feita de ações diárias projetadas para manter e melhorar a qualidade de vida no município. “A Vila do Doce, os portais de entrada, a igreja de Santo Antonio iluminada, a igreja do Pilar restaurada, a iluminação central e em estilo colonial de algumas avenidas, entre tantas outras iniciativas, são um cartão postal para os visitantes, mas sobretudo demonstram o respeito que temos pela cidade, pelos seus moradores e por sua história”, ressaltou Volpi.

Com 100% do seu território em área de proteção ambiental, as belezas naturais de Ribeirão Pires ganharam um forte aliado para atrair os turistas: os doces, em especial, o chocolate. O tradicional Festival do Chocolate, que ocorre anualmente entre julho e agosto e já está na sétima edição, trouxe em 2011 uma gostosa novidade: o lançamento da primeira linha de chocolates comerciais produzidos por chocolateiras artesanais da cidade.

Quem provou, aprovou. As barrinhas, que podem ser compradas como souvenir, são vendidas em pontos comerciais da cidade.
Confira as outras atrações que a cidade oferece.

• Vila do Doce
R. Boa Vista, s/n – Centro.
Aberta: de domingo a quinta-feira, das 10h às 22h, e às sextas-feiras e sábados, das 10h às 24h.
Inaugurada em janeiro de 2008, a Vila do Doce é a perdição de quem  está de dieta. Sorvetes, chocolates, tortas, bolos, crepes e muitos outros doces. Também possui quiosques com refeições, cafés e salgados, além de artesanato.

• Parque Milton Marinho de Moraes
Rua Major Cardim, nº 3100.
Estância Noblesse – (11) 4828-9100. Aberto todos os dias, das 7h às 18h. A área de 100 mil m², totalmente banhada pela Represa Billings, proporciona contato direto com
a natureza e aves como garças, tucanos, pica-paus. Possui quadras society, playground, churrasqueiras, área para pic-nic e muito verde. Perfeito para trilhas.

• Igreja Nossa Senhora do Pilar
Av. Santa Clara, s/nº – Bairro Santa Clara.
Erguida em 1714 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, a igreja é tombada como Patrimônio Histórico. Tem arquitetura em taipa de pilão. O acesso é feito por escadaria com 188 degraus. Também abriga nas proximidades o recémdescoberto cemitério indígena.

• Mirante do Morro de Santo Antônio
Rua Bela Vista, nº 190 – Jardim Mirante.
Localizado a 807 metros de altitude, é uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da Represa Billings. No mirante está a Capela de Sto Antônio inspirada na arquitetura colonial.

• Rainbow Falls
R. Eduardo Valeriano Nardeli, 900 – Ouro Fino Paulista – Ribeirão Pires/SP (11) 4827-0275. Atração paga, passaporte: R$ 25. Parque Aquático com toboáguas, piscinas, paintball, campo de futebol, quadra, playground e trilhas ecológicas. www.rainbowfalls.com.br

• Pedra do Elefante
R. Miro A. Peduzzi, altura nº 900 – 4ª Divisão.
Ponto mais alto no município, a 977 metros do nível do mar. Utilizada para prática de rapel e escalada, o acesso à pedra é feito por um trilha de uma hora e meia.

• Pilar Park
Estrada do Sapopemba, 1300 – 4º Divisão. tel: 4824-4079.
www.pilarpark.com.
Atração paga.
Complexo de lazer onde está a Fonte de Água Pilar. Em meio a muito verde possui piscinas com água mineral, trilhas, fazendinha, esportes radicais, além de abrigar o Hotel Pilar, totalmente abastecido com água mineral.

Dados
População: 112 mil habitantes
Área: 107k m²
Gentílico: Ribeirão-pirense

Serviço
Distância: 40 km da cidade de São Paulo
Acesso: Pela Rodovia Índio Tibiriçá
Temperatura média: 18°
Informações:
www.ribeiraopires.sp.gov.br

VEJA mais