Dicas

5 dicas essenciais para você comprar seu primeiro apartamento

primeiro apartamento

Comprar o primeiro apartamento pode ter vários significados: a conquista da independência financeira, o início de uma vida em família ou mesmo a concretização de um bom investimento, pelo reaquecimento do mercado imobiliário.

Para que o sonho do primeiro apartamento não vire um pesadelo, entretanto, é necessário realizar um bom planejamento. Por ser um passo tão importante, não tenha pressa e avalie todos os detalhes do imóvel com cautela.

Se você acredita que está na hora de comprar seu primeiro apartamento, continue a leitura e conheça 5 dicas essenciais antes de ter as chaves nas mãos. Vamos lá!

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo nessa caminhada é a realização de um planejamento financeiro. Afinal, sem dinheiro, o sonho da aquisição do primeiro imóvel pode não ser possível. Por isso, faça um planejado de suas contas e proventos, colocando no papel o total desses gastos e o quanto você consegue economizar. Nesse sentido, vale a conta corrente, a poupança, investimentos no mercado de ações, entre outros.

Também é preciso levar a conta a renda mensal que você tem, de forma que a busca pelo primeiro apartamento não comprometa esse orçamento. Isso significa que você deve procurar imóveis que estejam dentro do seu orçamento tanto para um pagamento à vista quanto para a solicitação de um financiamento imobiliário.

Com a realização de um bom planejamento financeiro, o comprador consegue perceber o quanto de sua renda pode se direcionar a esse fim ou quanto precisa poupar para dar entrada no imóvel dos sonhos. Prepare-se para o seu objetivo e tenha sucesso na conquista dele!

2. Escolha a melhor forma de pagamento

Você tem o perfil de comprador que evita fazer dívidas, usando apenas dinheiro em espécie e cartão de débito, ou prefere parcelar todas as suas aquisições? Se você se identificou com a primeira opção, já deve saber que as compras à vista recebem muito mais descontos do que as parceladas, não é mesmo?

Por outro lado, caso você faça parte do time que parcela as suas compras no maior número possível, já deve estar acostumado com a facilidade de uma transação a prazo: com ela, o comprador não fica restrito às suas economias atuais.

No universo imobiliário, ambos os perfis de compradores têm sucesso no momento da aquisição de casas ou apartamentos. Isso porque o pagamento à vista de um imóvel pode significar um desconto excelente, bem como a aquisição por meio de financiamento imobiliário — como o Minha Casa, Minha Vida — é uma opção cada vez mais usada pelos brasileiros. Avalie as possibilidades e escolha a forma mais adequada ao seu orçamento.

3. Decida entre apartamento novo ou usado

Decidir entre um apartamento novo ou usado é o próximo passo a ser tomado, justamente para afunilar as opções no mercado. Analise o seu perfil e defina as suas preferências: um imóvel com um condomínio bem equipado, faz os seus olhos brilharem? Ou um que seja amplo e decorado com azulejos antigos — porém, sem a presença de garagem — faz o coração bater mais forte? Como existem inúmeras opções de imóveis, definir a busca por um apartamento novo ou usado vai agilizar bastante a pesquisa.

Os apartamentos novos apresentam a tendência de uma área coletiva bastante atrativa. Piscina, sauna, quadra poliesportiva, academias modernas, playground e pistas de corrida, por exemplo, podem ser facilmente encontrados em um empreendimento moderno.

4. Pesquise o perfil do imóvel mais adequado

Depois de definir entre um imóvel mais moderno ou antigo, é preciso avaliar o perfil da residência mais adequada: você deseja morar próximo ao trabalho? Sabe qual o tamanho esperado de cada cômodo?

Dessa forma, é essencial pesquisar o perfil do imóvel mais adequado a você e a sua família — a sugestão de ouro é pensar em longo prazo. Quer um apartamento com um quarto só ou prefere mais cômodos, para poder receber a família toda?

Faça uma reflexão sobre a sua vida e em como você se vê em 5 anos para auxiliar esse momento tão importante de comprar um imóvel.

5. Considere o apoio de uma construtora

Contar com o apoio de quem entende pode fazer a diferença para uma pessoa que está comprando o primeiro apartamento. Isso porque uma construtora consegue identificar, entre os seus empreendimentos, qual é o mais adequado ao perfil do comprador.

Ao mesmo tempo, ter suporte de uma construtora significa apoio não apenas no momento de escolher o imóvel ideal, mas também na hora de reunir a documentação necessária, fechar negócio e preparar a mudança para o novo lar.

Efetuar uma compra com a certeza de que aquele negócio é certo garante segurança ao novo proprietário. De quebra, o comprador pode focar a sua atenção apenas no momento de mobiliar o novo espaço. Muito mais proveitoso, não é mesmo?

Por isso, a compra do primeiro apartamento deve ser feita de forma cautelosa e com paciência. Faça um planejamento financeiro, escolha a forma de pagamento, decida o tipo de imóvel e considere o apoio de uma construtora. Anote as nossas dicas e tenha sucesso na aquisição do imóvel próprio. Boa mudança!

Gostou das informações trazidas neste post? Então, assine a nossa newsletter e receba outros artigos diretamente em seu e-mail!

VEJA mais