Turismo

Guia de viagens: Piauí – Serra da Capivara

O Piauí é um estado conhecido não só por suas lindas paisagens, mas também pelo seu franco crescimento social e econômico nos últimos anos. Atualmente, os indicadores sociais do Piauí apontam que a população piauiense consegue viver 31 anos a mais do que vivia em 2002, enquanto no mesmo período a expectativa de vida no Brasil cresceu apenas 2 anos. A mortalidade infantil diminuiu mais de 7% o que é 21% menos do que o restante do país. A taxa de analfabetismo também caiu mais de 5%. Em seus 251.529,186 km² de extensão, o Piauí ainda guarda muitos registros da história do Brasil.

Parque Nacional Serra da Capivara
Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o parque está localizado a sudeste do Estado, a 530km de distância da capital, Teresina.
Ocupa parte das cidades de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
Com 214 mil m², o Parque foi criado para proteger um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos: um combinado de 912 sítios arquelógicos, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, que nos lembrar o tempo das cavernas. Conheçam algumas características do Parque:

Culturais:
São mais de 40 mil pinturas e gravuras rupestres presentes no parque. Com vestígios extremamente antigos da presença do homem (cerca de 100 mil anos). As pinturas representam caçadores, aldeias, animais, as tarefas que cada um tinha, o que faziam etc.

Características turísticas:
Com paisagens de uma beleza natural surprendente o parque possui pontos de observação privilegiados. Atrai turistas por suas rochas e pedras com formatos únicos compondo uma linda paisagem natural para o visitante.

Características ambientais:
O parque possui área semiárida, com paisagens variadas nas serras,  vales e planíce. Com vegetação de caatinga, a unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Tem 14 trilhas abertas à visitação.

Vale a pena conferir

Serviço:
Informações Turísticas: Fundação Museu do Homem Americano – www.fumdham.org.br/parque.asp
Como chegar: Enquanto não fica pronto o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, no munícipio de São Raimundo Nonato, a opção é desembarcar em teresina – Aeroporto Internacional Senador Petrônio Portella ou na cidade de Petrolina – Aeroporto Internacional Nilo Coelho – Rod. BR 235, km11. O restante do percurso é pela BR-020 E PI-140.
Temperatura média: 28º

Matéria da Revista MBigucci News

VEJA mais