Variedades

O que fazer para não errar na ceia de Natal

Natal é o grande momento do ano para reunir a família, estar perto de quem gosta e trocar presentes. Ponto alto da festa, a mesa natalina requer não só um saboroso cardápio como uma decoração especial. Na hora de escolher o que e como servir, e a melhor maneira de arrumar a mesa no jantar natalino, mil dúvidas sempre aparecem. Por isso, reunimos as profissionais Flávia Gurgel, organizadora de eventos, Alessandra Divani, chef de cozinha e sócia de Juliana Fusco no buffet Divani & Fusco, para dar dicas e não fazer feio com os seus convidados.

 

Segundo Flávia Gurgel, uma ceia de natal é como qualquer outro evento e por isso deve ser organizada com antecedência. “Um mês antes, reúna-se com a família, defina como, onde e quantas pessoas estarão na festa. Com a lista e o local definido, crie um convite ou os faça por telefone. Nada de mandar por e-mail”, aconselha Flávia.

Outra sugestão é definir a cor que será o tema do seu natal – vermelho e dourado, verde e prata, verde e vermelho são algumas opções. Feito isso, é só sair para comprar os enfeites lembrando de reaproveitar os usados no ano anterior. A sugestão é que você mesmo faça toda a decoração. A dica é espalhar velas pela casa e montar a árvore, que deve ser natural e tradicional, e pode ter doces pendurados, bonecas para as meninas, brinquedos para os meninos e até cartões em branco para que as pessoas deixem mensagens.

Para a chef de cozinha Alessandra Divani os pratos da ceia não devem deixar de conter toda a tradição dos  ingredientes natalinos, mas também devem unir o contemporâneo. “Combinações de sabores com toques brasileiros e glamour fazem toda a diferença no jantar. Pratos típicos, como peru, ganham um ar mais atraente com ingredientes como acerola e farofa de dendê. Aqui vale a criatividade e o bom gosto para uma ceia de natal moderna e tradicional”, conclui Alessandra Divani.

Outra boa opção é a Churrascaria Esteio Grill que fica no bairro do Ipiranga, onde a MBigucci possui empreendimentos. A casa preparou um cardápio especial para os seus clientes. Conhecida pelo seu tradicional rodízio de carne, com especialidade nos cortes de cordeiro, resolveu inovar ao fazer um mix de sabores clássicos e exóticos para o Natal e o Reveillon. O menu tem como destaque a mistura de ervas finas.

VEJA mais