Utilidade Pública

Meu apartamento ficou pronto, e agora?

Saiba as primeiras coisas a fazer antes de mudar

Após a tão sonhada entrega do seu novo imóvel é hora de pensar nos procedimentos que antecedem a mudança. Um dos mais importantes é a participação na Assembleia Geral de Instalação do Condomínio. Esta é a primeira reunião entre proprietários e Administradora, que geralmente ocorre poucos dias depois do momento festivo da entrega do empreendimento.

As principais decisões desta Assembleia são: instituição oficial do condomínio, eleição do síndico, subsíndico e conselho consultivo, previsão orçamentária do condomínio, apresentação e ratificação (confirmação) da administradora sugerida e, em alguns casos, também já é feita a ratifi cação da convenção e regulamento interno do condomínio. “Somente a partir destas decisões é que os proprietários passam a ter direitos e deveres como condôminos e o empreendimento
passa a ser instituído como um condomínio de fato”, informa o diretor de Condomínio da Administradora Gonçalves, Wiliam César Gonçalves.

O vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, que também é diretor da Administradora Hubert, explica como é feita a previsão orçamentária do condomínio, um dos assuntos de maior interesse nas
reuniões: “As administradoras projetam os valores baseados em prédios com perfi s semelhantes já habitados e considerando a realidade do condômino em questão”. Na previsão são levadas em consideração todas as necessidades do condomínio (água, luz, gás, portaria, funcionários, limpeza, manutenção da área de lazer e jardins, segurança, entre outros itens).

Quanto à eleição do síndico, apesar das convenções estipularem mandatos de até dois anos, na primeira eleição, geralmente opta-se por um mandato temporário, entre três e seis meses. “As pessoas ainda não se conhecem e um mandato provisório deixa uma situação mais confortável até que se estabeleça uma relação de confi ança com o síndico”, comenta Wiliam Gonçalves. Somente com o síndico eleito é possível o condomínio tirar CNPJ e abrir conta corrente no banco para movimentação financeira.

Os sorteios de vagas de garagem são feitos numa segunda assembleia, quando os prédios já estão com maior ocupação, geralmente 50%.
Para uma convivência harmoniosa entre os moradores de um edifício, é imprescindível somar esforços em busca da compreensão e da colaboração de todos.
“O mais importante a entender é que viver em condomínio é abrir mão de alguns direitos que você tem quando mora em uma casa, em prol de outras vantagens. Requer também educação e cidadania”, finaliza Hubert Gebara.

Ligação de luz, gás, telefone…

Após receber as chaves do imóvel, é o proprietário quem deverá solicitar junto às concessionárias as ligações ou transferência de alguns serviços. Tenha sempre à mão o novo endereço, incluindo CEP, telefone para contato, nome completo, CPF e RG do proprietário do imóvel que serão solicitados. Lembre-se que as ligações demandam um tempo, por isso não deixe para o último momento.

Atenção, as taxas referentes às ligações dentro do apartamento são de responsabilidade do proprietário.

✓ luz – Solicite a ligação à AES ELETROPAULO, pelos telefones 0800-7272120 e/ou 0800-7272196.
Atendimento inicial eletrônico, escolha opção falar com atendente. Prazo estimado: 2 dias úteis. www.eletropaulo.com.br;

✓ telefone – A solicitação ou transferência da linha deverá ser feita à empresa prestadora de serviços de sua escolha. As empresas fazem
a ligação até a caixa de telefonia, na entrada do prédio. Já a instalação interna no seu apartamento requer a contratação de um profissional especializado;

✓ Gás – Consulte no manual do proprietário qual é o sistema de fornecimento do seu prédio (GLP ou GNV) e qual a concessionária indicada para fazer a vistoria e instalação do medidor dentro da sua unidade;

✓ antena Coletiva – Os prédios são preparados com pontos para passagem dos fios/cabeamento. A instalação e opção de operadora são decididas em assembleia do condomínio;

✓ água – Os empreendimentos já são entregues com fornecimento de água, nas áreas comuns e dentro das unidades.

Hora da Reforma

Prestadores de serviço
Outro procedimento a considerar é a informação ao zelador/portaria de quem estará autorizado a entrar em seu apartamento para executar reformas.
“Orientamos para que os proprietários assinem um documento de autorização assumindo a responsabilidade pelos prestadores de serviço que contratou. É feito um modelo deste documento pela Administradora e fornecido aos proprietários”, esclarece o diretor de Condomínio da Administradora Gonçalves, Wiliam Gonçalves.
O documento visa, principalmente, resguardar a segurança dos condôminos.

Modificações no apartamento
As administradoras e construtoras também alertam para que os proprietários sempre façam uma consulta formal antes de realizar qualquer tipo de modificação no imóvel que envolva, direta ou indiretamente, estrutura e alvenaria. O principal risco é de perder a garantia do apartamento ou até mesmo do empreendimento caso seja executado alguma alteração neste sentido sem a aprovação formal da construtora.
A orientação é que o proprietário faça esta consulta de forma detalhada e documentada, enviando, de acordo com o caso, um projeto da modificação
pretendida à equipe técnica da construtora.

Dica
Tenha sempre o manual do proprietário à mão. Nele estão todos os documentos, plantas (hidráulicas e elétricas), descrição dos materiais, contato dos fornecedores, de concessionárias, além de dicas de manutenção preventiva e a tabela de garantia do seu apartamento. O manual é entregue juntamente com as chaves.

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