Comprar imóvel, Dicas, Mercado Imobiliário

Veja os melhores bairros de Santo André para quem busca um imóvel

Melhores bairros de Santo André

Santo André está no coração do ABC paulista e é uma ótima opção para se viver — seja para quem precisa trabalhar na capital (a distância é de apenas 22 km!) ou para quem está procurando uma cidade na qual possa ter qualidade de vida, sem abrir mão das opções de uma metrópole. Para ter mais certeza em sua escolha, conheça os melhores bairros de Santo André e prepare-se para se apaixonar!

Afinal, Santo André é a quinta melhor cidade brasileira para criar seus filhos, segundo o Delta Economics & Finance. De acordo com a ONU, é a décima quinta cidade brasileira mais desenvolvida, sendo a oitava colocada no ranking do estado de São Paulo. Ficou interessado? Acompanhe neste post!

Os melhores bairros de Santo André: como escolher?

Para que um bairro seja ideal para você, ele precisa ser funcional. Ou seja, com fácil acesso ao trabalho, à escola dos filhos, a universidades, além de ter uma boa infraestrutura que atenda plenamente às suas necessidades, com supermercado, academia, farmácias e boas opções de lazer.

Uma visita inicial pelas redondezas é bastante importante para você se situar. Conversar com alguns moradores da vizinhança também é esclarecedor para entender todas as particularidades. Com isso em mente, vamos ao tour pelos bairros de Santo André!

1. Parque das Nações

O Parque das Nações é, sem dúvidas, um dos melhores bairros para morar em Santo André. Além de ter tudo o que os moradores precisam no dia a dia, o charme é um de seus diferenciais. As ruas levam nomes de países da Europa e das Américas, em homenagem aos imigrantes que fizeram dele sua morada no início da década de 1920.

A única exceção é a Rua do Oratório, uma das principais que corta o bairro. É nela que você pode encontrar uma das marcas do Parque das Nações: a Igreja Senhor do Bonfim.

É o quarto bairro mais populoso de Santo André, sendo considerado um dos mais importantes. Afinal, seu centro de comércio e serviços é bem movimentado, atendendo a população do 2º Subdistrito e também de alguns bairros da Zona Leste de São Paulo, como São Rafael e Sapopemba. Além disso, o Parque das Nações fica em excelente localização.

Em sua proximidade, os moradores podem encontrar a Universidade Federal do ABC, supermercados e atacadistas, o Parque Celso Daniel e o Hospital Bartira, da Rede D’Or. Isso sem mencionar a facilidade de acesso à Avenida do Estado e do Corredor ABD.

Para aquelas pessoas que preferem aproveitar dos benefícios do transporte público, o bairro é ideal! O Parque das Nações tem uma ótima ligação à Estação de Trem Prefeito Saladino, além das linhas de Trólebus e ônibus.

2. Parque Jaçatuba

Localizado ao norte de Santo André, o Parque Jaçatuba é uma região que tem praças, parques e ruas com muito verde. É o lugar ideal para curtir o final de semana com a família e os amigos. Além disso, tem recebido melhorias do governo, o que confere ao local muita qualidade de vida aos moradores.

A Praça Itatiba é uma dessas áreas: ela foi restaurada recentemente e ganhou academia ao ar livre, campo de areia, circuito para corridas ou caminhadas, iluminação de solo com luzes ornamentais, paisagismo, além de um playground para a criançada.

O bairro também conta com o Parque Regional da Criança “Palhaço Estremilique” — além da área verde, conta com muitos brinquedos, lagos, quadra de tênis, academia ao ar livre e a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman.

O comércio é outro diferencial da região: ao longo das principais vias, você encontra tudo o que precisa, como lojas, padarias, restaurantes (incluindo fast foods) e supermercados.

3. Centro

Diferentemente de algumas cidades nas quais o centro necessita de revitalizações e se encontra abandonado, o de Santo André é um dos locais mais valorizados da cidade. Isso sem falar que ele conta com o Parque IV Centenário, que traz verde à região.

Com muitas lojas, bares e restaurantes, é uma opção viável para quem não tem carro ou pretende deixar o veículo na garagem o maior tempo possível. Isso porque há uma ampla oferta de transportes para outros bairros, para São Paulo e as demais cidades do ABC paulista.

O Teatro Municipal de Santo André também se encontra nesse bairro — e é palco de muitas apresentações culturais, valorizando os imóveis da vizinhança.

4. Paraíso

Esta localidade une agito, com ótimas opções de lazer e praticidade. O Paraíso é colado ao centro de Santo André e nele está o Shopping ABC, que existe desde 1966 e conta com mais de 200 lojas e muitas opções para curtir o fim de semana.

Há também uma variedade gastronômica deliciosa! O bairro é cercado por bons restaurantes (fast food ou comida caseira) e docerias com muito bolo caseiro. Não para por aí: você ainda conta com a Casa de Portugal do Grande ABC, local que abriga festas temáticas e shows variados.

O Hospital e Maternidade Brasil, na Avenida Pereira Barreto, é outro ponto positivo do bairro. Trata-se de um centro cirúrgico completo, no qual você também consegue fazer exames especializados.

5. Campestre

A locomoção pelo bairro é muito fácil graças às várias linhas de ônibus que levam os moradores para os principais pontos da cidade, da região do ABC paulista e de São Paulo. Também existe a opção do transporte ferroviário: as estações de trem de Prefeito Saladino e Utinga (linha Turquesa da CPTM) ficam bem próximas.

A região é rica em estabelecimentos comerciais variados e universidades, facilitando a vida de quem opta por andar a pé. A Rua das Figueiras, uma das principais do bairro, conta com muitas opções de restaurantes, bares e lanchonetes.

É ainda no Campestre que está localizada a Universidade Anhanguera ABC e a Coop (Cooperativa de Consumo), que facilita o dia a dia dos moradores da cidade.

Entre as opções de lazer, está o Parque Prefeito Celso Daniel, recentemente revitalizado. Ele tem 70 mil m² e é perfeito para caminhadas e outros exercícios ao ar livre. Tem lagos, quadras poliesportivas, campinhos de areia e mais de 60 câmeras de monitoramento para garantir segurança a todos.

6. Vila Palmares

Bairro perfeito para quem ama verde, tranquilidade e precisa de fácil acesso aos principais pontos de Santo André! A Praça Lisboa é agitada aos domingos e vira sede de jogos de baralho e futebol entre amigos.

A Vila Palmares tem outros benefícios de brilhar os olhos: é perto da Coop (Cooperativa de Consumo), do Sesi, da Fundação Santo André e da Faculdade de Medicina do ABC. Ainda conta com colégios, paróquia e opções gastronômicas.

A compra de um imóvel é uma grande conquista na sua vida e um sonho que acaba sendo melhor aproveitado quando você o faz com consciência, para garantir que tenha mais qualidade de vida.

Por isso, aproveite nossas dicas de melhores bairros de Santo André. Que tal visitá-los para sentir qual deles tem tudo a ver com o seu perfil e de sua família? Um bom planejamento começa assim!

Gostou de conhecer mais esses locais? Comente conosco qual deles é seu preferido e o porquê! Vamos amar saber!

VEJA mais