Variedades

Medição individual de água e gás

Economia para o bolso e para o meio ambiente

É cada vez maior o número de condomínios que está aderindo à medição individualizada de água e gás. Levantamentos das empresas especializadas nesse setor e dos próprios condomínios demonstram que a economia varia de 30% a 40%.

Com a instalação de um hidrômetro/medidor para cada apartamento, os moradores deixam de pagar as contas de água e gás rateadas pela média do gasto de todos os condomínios e passam a pagar pelo que realmente consomem. Além do lado financeiro, esse sistema permite um controle maior sobre o consumo, gerando benefícios também ao meio ambiente.

É o que aponta o síndico Delfonso Pereira Dias, do condomínio Star Life Residence Club, localizado no Bairro Assunção em São Bernardo do Campo: “Com a conta de água individualizada, os moradores começam, por exemplo, a prestar mais atenção em vazamentos, trazendo também a questão da educação/conscientização sobre o consumo, pois mexe diretamente no bolso das pessoas”, comenta.

A implementação do sistema que individualiza a medição de água e gás no Star Life Residence Club tem cerca de 4 meses. “É importante esclarecer que há duas formas de individualização. Na primeira, pode-se individualizar só a leitura do consumo de água e gás das unidades, cujas informações são repassadas à administradora que faz a cobrança desses serviços na fatura do condomínio. E na outra forma, a conta também é individualizada; cada morador recebe e paga sua conta diretamente da concessionária do serviço. No caso do Star Life, nós optamos pela individualização completa: leitura e conta”, explica Delfonso. O custo médio para implementar os dois sistemas (água e gás) ficou em torno de R$ 1.500,00 para cada morador.

O corretor e morador do Star Life, Benedito Jorge da Silva, 63 anos, aprovou a iniciativa: “Acho mais justo pagar o que realmente consumo e receber só a minha conta.”

O síndico Delfonso alerta que é importante ter disposição, diálogo e paciência durante esse processo, que ás vezes é demorado. No caso do Star Life, um condomínio de grande porte – 180 unidades já entregues –  o procedimento durou cerca de 6 meses (do orçamento aprovado até a finalização da instalação dos medidores). “A principal dificuldade foi adentrar nas unidades para a instalação dos relógios de gás. Mesmo com um cronograma bem planejado e divulgado com antecedência, sempre ocorrem imprevistos com os condomínios”, diz.

Prédios da Mbigucci são preparados para o sistema.
A construtora Mbigucci entrega seus empreendimentos já preparados para receber a instalação do sistema de medição individual de água e gás. Os “shafts”, espaços específicos onde são colocados os hidrômetros (medidores de água) de cada unidade, geralmente são construídos no hall dos andares. Já para os medidores de gás, os shafts ficam dentro dos apartamentos. No térreo ou subsolo dos empreendimentos, ficam os Centros de Medição, salas adequadas tecnicamente para receber os equipamentos de transmissão de dados. Os projetos da MBigucci também preveem uma tubulação  que sai dos medidores e é levada para a guarita, o que possibilita instalar também a medição remota, evitando que o leiturista adentre no condomínio.

Em alguns empreendimentos, de acordo com a lei municipal, a MBigucci também entrega os prédios já com os medidores instalados. É o caso do condomínio Camerata, localizado em Santo André.

Fonte: Revista MBigucci News

VEJA mais