Comportamento, Lean Construction, MBigucci, MBigucci News, Produtividade

Lean Construction agrega eficiência às obras

Equipe técnica da MBigucci participa de cursos imersivos junto ao CTE e ao Lean Institute Brasil

Já ouviu falar no Lean Construction? É a aplicação dos princípios do lean thinking (pensamento enxuto), adaptado às particularidades da construção civil. O objetivo? Reduzir desperdícios, ganhar mais produtividade, agilidade, qualidade e a aumentar a satisfação dos nossos clientes.

Para isto, a equipe técnica da MBigucci (engenheiros, arquitetos, mestres de obras, apontadores, técnico de segurança no trabalho e empreiteiro) está engajada em um curso imersivo junto ao CTE (Centro de Tecnologia de Edificações) e ao Lean Institute Brasil (LIB). Os encontros, presenciais e virtuais, iniciaram em 22/9/2020 e terão a duração de sete meses.

Nos dias 8 de outubro e 27 de novembro/2020, a equipe da MBigucci participou das primeiras atividades práticas do Lean Construction na obra do empreendimento America (B. Cooperativa/São Bernardo-SP). Com a orientação dos engenheiros Renato Mariz, do Lean Institute Brasil (LIB), e Juliana Divetta Pasotto, do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, a equipe percorreu a obra levantando desafios do dia a dia e encontrando soluções práticas e viáveis para a raiz dos problemas.

Para a gerente técnica da MBigucci, Amanda Martins Montouto, planejamento, organização, padronização, treinamento e engajamento são as palavras chaves do Lean Construction. “Entre dinâmicas, reflexões e muita interação em todo o canteiro de obra, estamos construindo juntos esta nova jornada de aprendizagem, compartilhando com nossos colaboradores todo conhecimento adquirido com o Lean Construction”, explicou Amanda.

De acordo com o diretor técnico, Milton Bigucci Junior, a aplicação do Lean Construction na análise do fluxo dos serviços identificou a oportunidade de antecipar a obra. “Isso geraria uma economia satisfatória à construtora e ao mesmo tempo um ganho de prazo e qualidade para o cliente. A equipe toda está bem engajada para atingir este novo objetivo”, ressaltou o diretor.

Para a engenheira do CTE, Jualiana Pasotto, uma das orientadoras do curso, a equipe MBigucci está surpreendendo: “Aplicamos atividades para auxiliar a equipe de obra a identificar gargalos e à rápida tomada de ações, impactando na redução de desperdícios e custos. A MBigucci está superengajada, contribuindo para as mudanças em nosso Setor Imobiliário. Equipe nota mil”, destacou.

VEJA mais