Turismo

Guarujá: a pérola do Atlântico

São 22 km de beleza inigualável, entre praias, trilhas, mirantes, fortalezas e atrações náuticas

Guarujá é uma cidade encantadora ao turista, com belezas naturais de encher os olhos. Famosa por suas praias de areia branca e mar cristalino, Guarujá abriga também um tesouro verde incrustado na Mata Atlântica com fauna e flora praticamente intocadas. Por isso, além de visitar as belas praias, reserve um tempo para percorrer as trilhas e mirantes que a cidade oferece.

Outra atração imperdível é o Acqua Mundo, o maior aquário de água salgada da América do Sul com mais de 8 mil animais em exposição. Oferece atividades educacionais e acampamento noturno. Na Av. Miguel Stéfano, 2001 – Praia da Enseada tel.: (13) 3398-3000 – www.acquamundo.com.br.
Para os aficcionados em “quebrar ondas”, vale visitar o Espaço Histórico do Surf, um dos maiores acervos do Estado de São Paulo. No local são oferecidas aulas de surf, inclusive para portadores de necessidades especiais. Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 357 – Pitangueiras/ Centro, tel.: (13) 3382-4462, www.piratasurf.com.br.

Desenvolvimento – Governada pela prefeita Maria Antonieta Brito, a primeira mulher eleita para o executivo da cidade, o Guarujá é referência também no desenvolvimento econômico, com grandes investimentos ao setor portuário, náutico, hoteleiro, empresarial, imobiliário e do comércio.

Praias
Ao total são 27 praias que atraem pela balneabilidade o ano todo, além da prática esportiva e do surf. Confira algumas:

Pernambuco – 1650 metros. Além de bonita também é muito badalada e boa para surf. É na praia de Pernambuco que está o luxuoso Jd. Acapulco, famoso por suas mansões e proprietários ilustres. A praia conta ainda com uma vista privilegiada para a Ilha dos Arvoredos, pioneira no uso de energia solar no Brasil.

Pitangueiras – 1800 metros. Águas claras, boa para banhistas e também para esportes como vela e surf, inclusive com iluminação noturna no canto do Morro da Campina (Maluf).

Enseada – 5600 metros. Maior praia de Guarujá. Concentra muitos hotéis, pousadas e mais de cem quiosques em sua orla. De águas claras e muitas ondas, ótima para a pratica de vela e jet ski, principalmente no final da praia. Possui rampas de acesso do calçadão à areia para lanchas e jet skis.

Iporanga – 800 metros. Águas claras e calmas, indicada para banho e mergulho. Abriga também uma linda cachoeira que forma uma piscina natural cercada pela mata.

Camburí – 300 metros. É uma das mais isoladas de Guarujá, com águas claras e um pequeno rio formado por uma nascente no alto da floresta que deságua no mar. Acesso por trilha ou mar.

Ilha de Santo Amaro – Imensa costeira rochosa com pequenas baías que possibilitam mergulho com snorkel.

Trilhas
Estão concentradas no extremo sul ou no extremo norte na Ilha de Santo Amaro. Porém é recomendado que sejam feitas sob a orientaçãode um Guia Regional de Turismo. Conheça algumas:

Das ruínas – 40 minutos. Acesso pelo portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, próximo à travessia de balsas Guarujá-Bertioga. É possível ver as ruínas da Armação das Baleias, além da exuberante beleza da mata atlântica.

Da praia do Éden – 30 minutos. Acesso pela Estrada do Pernambuco, no portal do Condomínio Sorocutuba.
É possível ir caminhando ou de carro até o topo do morro, a partir daí, há uma escadaria de pedras em meio à vegetação, até a praia quase deserta do Éden.

Mirantes
A cidade conta com vários à beira da orla, onde é possível contemplar a imensidão do mar azul, encontrar tranquilidade, e adrenalina para os que curtem esportes radicais.

Do Sorocotuba/Santa Fé – possui restaurantes construídos sobre as rochas da costeira ao longo das praias. Faz parte da estação ecológica de Sorocotuba. Acesso pela estrada do Pernambuco na entrada do condomínio Sorocotuba.

Do Morro da Campina (Maluf) – marco zero da cidade, entre as praias de Pitangueiras e Enseadas. Ideal para fotos panorâmicas e prática de esportes radicais como vôo livre, rapel e escalada.

Da Caixa D’Água – bom para prática de vôo livre com excelente vista das Praias Astúrias e Tombo. Acesso pela Rua Alexandre Migues Rodrigues.

Curiosidade:
O carro fúnebre que transportou o corpo de Alberto Santos Dumont, falecido em 1932 na cidade, esta localizado na Avenida Puglisi em frente ao Pavilhão da Maria Fumaça. Um Chevrolet Ramona, de 1929, quase totalmente de madeira.

Serviço
População: 290.607 (Censo 2010)
Área (em km²): 142,589
Temperatura média: 24º

Como chegar: A 84 km da cidade de São Paulo, o acesso é feito pela Rodovia Cônego Domenico Rangoni (antiga Rod. Piaçaguera Guarujá), a partir do entrocamento da Via Anchieta, em Cubatão, ou ainda, pela Rodovia Rio-Santos, a partir do Litoral Norte Paulista e pela Mogi-Bertioga.
A cidade também possui acessos náuticos e aéreos.

Informações turísticas:
www.guaruja.sp.gov.br/ (link Turista)

VEJA mais