Utilidade Pública, Variedades

Gramado : em clima de Natal

Araucárias, hortênsias e construções em estilo enxaimel, tingidas pelo alaranjado pôr do sol, já são bons motivos para visitar Gramado, na Serra Gaúcha, a 115 quilômetros de Porto Alegre. O destino de inverno número um do Brasil é perfeito para quem procura o aconchego de lareiras, xícaras fumegantes e sequências de fondue. A partir de novembro, as baixas temperaturas dão trégua e o charme da cidade fica por conta da decoração natalina. O centro, de arquitetura alemã, transforma-se em um imenso parque temático de Natal.

Neste ano, as celebrações do Natal Luz de Gramado terão início em 1° de novembro e prosseguem até 13 de janeiro, totalizando 74 dias de magia e emoção, com mais de 600 atrações, tendo como destaques os espetáculos Fantástica Fábrica de Natal, Grande Desfile de Natal e Nativitaten. A cidade é tomada por luzes e som ambiente, com direito a shows piromusicais, desfiles, corais, concertos, exposições e teatro.

O Grande Desfile de Natal acontece na Avenida das Hortênsias e envolve 377 pessoas. O espetáculo é dividido em duas partes. A primeira, A Fé, conta a história do nascimento do menino Jesus. Em seu segundo momento, A Festa, o Natal é apresentado como um período de encontro, fraternidade e alegria, tendo como ícone maior a terna figura do Papai-Noel. As alas serão encenadas com coreografias coletivas e o desfile terá nesta edição comissão de frente e projeção em uma das alas durante a apresentação.

A Fantástica Fábrica de Natal, por sua vez, tem como protagonista a menina Sofia, que é encantada por histórias e com elas viaja para um mundo de imaginação e fantasia. Em seu sonho, Sofia é levada por um anjo para a Fábrica de Natal e lá percebe o poder de acreditar em seus sonhos. O espetáculo, que reúne 58 pessoas no elenco, possui novos elementos coreográficos na sua constituição, como street dance, dança contemporânea, sapateado e cânones coreográficos.

Já o Nativitaten – ópera a céu aberto, apresentada no Lago Joaquina Rita Bier – envolve 39 atores que se misturam a um coral de 100 vozes. Acrobacias aéreas, fogos, dança das águas e a novidade do portal de luz dão colorido à ópera, que conta com três sopranos e dois tenores.

A novidade entre os espetáculos principais é a peça Au, Au! Uma Aventura de Natal. Inédita na programação, a história será encenada no Palácio dos Festivais e mostrará as aventuras de uma cachorrinha que luta contra vilões para salvar o espírito natalino. O espetáculo encanta pelos efeitos visuais, figurinos de luxo e experiências sensoriais.

Também no Palácio dos Festivais está o Natal Campeiro, que retrata de maneira autêntica a vida no campo e os desejos de uma criança às vésperas do Natal. Confira a programação completa e os preços dos ingressos pelo site www.natalluzdegramado.com.br.

VEJA mais