Variedades

Gastronomia: Tartar de Atum

Apresentador do programa “Homens Gourmet”, no canal Bem Simples da Fox, e vencedor do “Superchef” no programa Mais Você, da Rede Globo, o jovem e talentoso chef Dalton Rangel é nosso convidado especial desta edição. A receita escolhida é o Tartar de Atum, um prato saudável que pode ser oferecido como entrada ou como petisco. “O tartar é uma receita muito leve, fácil, mas que sempre impressiona os convidados”, comenta o chef.

Ingredientes:
50 g de atum fresco
2g wasabi (tempero japonês- raiz forte)
1 colher de café (5g) de óleo de gergelim
1 colher de café (5g) ou  de mostarda em grão
1 colher de café (5g) de mostarda
1 colher de sopa (10g) de molho Shoyo
5 colheres de sopa (50g) de abacate
½ pimenta dedo de moça
Sal a gosto
Ovas de salmão e brotos para decorar

Preparo:
Corte o atum em cubinhos e tempere com óleo de gergelim, mostarda em grãos, mostarda amarela, shoyo e wasabi. Deixe marinar por 10 minutos. Corte o abacate em cubinhos e tempere com o sal e a pimenta dedo de moça (sem as sementes). Com o auxilio de um molde ou vazador, monte sua entradinha comecando pelo abacate e terminando com o atum, ovas e brotos.


Rendimento: 2 porções

Dica do chef:
“É fundamental que o atum esteja fresco para o tartar, nunca faça com peixe congelado.”

Dalton Rangel
A paixão do chef pela culinária vem de berço. Dalton cresceu no restaurante da mãe, “Gosto com Gosto”, em Visconde de Mauá. Apaixonado pela área, cursou Gastronomia na Universidade do Senac e depois percorreu vários países para se aprimorar. Em Portugal, trabalhou no conceituado “Terreiro do Paço”. Na Itália e Tailândia realizou cursos e na Espanha, França e Irlanda representou o Brasil em Festivais Gastronômicos. Chef e empresário, Dalton é sócio da Supergourmet, empresa especialista em gastronomia para eventos e consultoria para restaurantes e bares. Também é apresentador do programa “Homens Gourmet” no canal Bem Simples da FOX Channel.
Contatos do chef: www.daltonrangel.com.br   www.supergourmet.com.br    
Facebook.com/chefdaltonrangel e Twiter@daltonrangel

VEJA mais