Variedades

Gastronomia: Baião de Dois com Vegetais

Abobrinha, queijo coalho, brotos… Baião de Dois? Isso mesmo, a talentosa chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano, do Restaurante Brasil a Gosto, nos ensina uma versão vegetariana, leve e muito saborosa do típico Baião de Dois nordestino. Uma verdadeira mistura de cultura e sabores do Brasil.

Ingredientes:
Arroz Cateto Integral – 300g (2 xícaras e meia)
Caldo de Legumes – 1 litro
Feijão verde -150g (1/2 xícara)
Abobrinha – 150g (1 unidade pequena)
Abóbora japonesa – 250g (1 unidade média)
Queijo coalho – 100g
Brotos – 100g (1 xícara)
Cebola picada – 100g (1 xícara)
Alho – 25g (3 unidades)
Azeite – 150 ml (1 copo)
Sal – 30g (5 colheres de sopa)
1 tomate em cubos e cebolinha para finalizar

Modo de preparo
Cozinhar o arroz cateto integral, refogando no azeite cebola e alho e depois adicionando água e sal. Cortar a abobrinha em cubos. Já a abóbora japonesa, uma parte deve ser cortada em meia lua e assada no forno com azeite, sal e pimenta. A outra parte deve ser cortada em tiras ou no mandolim (corte julienne). Na hora de servir, refogar em uma frigideira o azeite a cebola, alho, a abobrinha, a abóbora em tiras, o feijão verde e o arroz cateto integral já cozido. Colocar um pouco de caldo de  legumes para umedecer o arroz e finalizar com o tomate, a cebolinha e um fio de azeite. Servir no prato com o queijo coalho quente por cima e abóbora assada cortada ao meio.

Perfil da Chef
Apaixonada pela culinária desde menina, Ana Luiza Trajano percorreu o Brasil de ponta a ponta durante 10 anos, pesquisando as formas de preparo, ingredientes e a importância cultural de cada prato. Os frutos desta pesquisa estão compartilhados no menu do restaurante Brasil a Gosto (www.brasilagosto.com.br), localizado no Bairro Jardins, em São Paulo, e no livro Cardápios do Brasil, lançado em 2013, com 47 receitas e glossário fotográfico de 167 ingredientes típicos do país. A chef também é atual curadora do curso de pós-graduação em Gastronomia Brasileira do Senac.

VEJA mais