MBigucci, Variedades

Entrevista MBigucci News – Arthur Zanetti: o rei das argolas

OSF3726-1532x2300

Atleta de São Caetano do Sul é a grande promessa de ouro da ginástica artística brasileira

Determinado mais do que nunca, o 1°campeão olímpico da ginástica brasileira, Arthur Zanetti, treina cada vez mais forte para repetir em agosto/2016 o ouro conquistado nas últimas Olimpíadas, realizadas em Londres, na Inglaterra. Os resultados recentes mostram que as chances são muito reais. Zanetti vem de uma fase excelente: em abril deste ano foi campeão dos eventos testes realizados noRio de Janeiro e no mês de maio levantou a torcida no Ginásio do Ibirapuera ao conquistar o bicampeonato da Etapa São Paulo da Copa do Mundo de Ginástica.

Aos 26 anos, tranquilo no jeito de falar, muito carismático e simples, o “pequeno” Zanetti, de 1m56, vira um gigante nas argolas e surpreende pela força e agilidade, características que o tornam um dos principais atletas mundiais da categoria. Zanetti nasceu e treina
em São Caetano do Sul – SP. Atualmente mora em São Bernardo do Campo – SP, onde tem o carinho e apoio da
família, namorada e amigos.

MBNews: Como ingressou na ginástica e de onde vem o talento para as argolas?
Zanetti: Comecei na ginástica artística aos 7 anos de idade, seguindo o conselho de um professor de educação física, o Sérgio Oliveira, que identificou em mim a facilidade para ser um ginasta, e meus pais apostaram nisso. Quanto às argolas, eu sempre gostei de fazer muita força, então, quando tinha uma disputa eu queria ganhar. Com 10 anos fiz meu primeiro Cristo (manter-se apoiado nas argolas com os dois braços retos na horizontal)… Foi a partir daí que comecei a gostar mais dessa modalidade.

MBNews: Qual a expectativa para as Olimpíadas?
Zanetti: Uma coisa é certa: vontade é o que não vai faltar! Agora é treino, treino, só treino! Treino três vezes mais do que antes.

MBNews: É difícil se manter como primeiro?
Zanetti: É mais difícil sim se manter no topo. Conseguir chegar é difícil, se manter é ainda mais trabalhoso. São vários os detalhes, todo mundo fica de olho… Você tem de trabalhar ainda mais, além de não ter um atleta na sua frente para falar ‘é ele que eu quero buscar’. Mas, tem
dado certo.

MBNews: Você participou de um estudo biomecânico do seu corpo, exibido na TV Globo. O que mais te surpreendeu?
Zanetti: Fiquei muito impressionado com a simetria do meu corpo, dos lados direito e esquerdo, o que não é comum. E também sobre a angulação dos movimentos, pois o estudo mostrou que a variação que faço é entre 1 grau ou 1,5 grau. A olho nu, isso é impossível de perceber, ou seja,o pouco que eu mexo ninguém vê.

MBNews: Em alguns exercícios você sustenta cerca de 500 kg (quase 8 vezes o seu peso). De onde vem tanta força?
Zanetti: Treinos e mais treinos de força todos os dias. Faço isso há nove anos, não tem mais segredo.

MBNews: Quando está de folga, o que gosta de fazer?
Zanetti: Gosto de ficar por aqui, na Região, aproveito mesmo para descansar e ficar junto da família e da namorada. Gosto de ir com a Juliana ao cinema de São Caetano ou em barzinhos da cidade mesmo, com ela e com meus amigos. Mas nem sempre é possível, é preciso abrir mão de
muitas coisas por conta dos treinos.

MBNews: E o fato de competir em casa, ajuda
ou pressiona?
Zanetti: O povo brasileiro tem uma energia muito forte. A torcida ajuda. Estar em casa é muito bom, uma grande vantagem, é totalmente positivo… Quando você dá o seu máximo e tem como retorno uma medalha, tudo o que você fez valeu à pena.

MBNews: E o segredo para as incríveis apresentações?
Zanetti: Concentração é primordial. Eu me concentro para fazer a prova e, no momento, não penso em mais nada, apenas na minha série.
Não enxergo nada, não ouço nada, a concentração está no meu corpo e no aparelho. É preciso ter uma boa base de musculação e muito amor
no que faz também.

MBNews: O que mudou após sua conquista olímpica em 2012 e a do mundial em 2013?
Zanetti: Principalmente o assédio e o reconhecimento, isso eu senti muito. E a parte da mídia… Se deixar,
tem entrevista todos os dias, mas a gente não pode liberar assim, senão não treino e não dou resultados
(risos).

MBNews: Você se formou este ano em Educação Física, como foi conciliar os estudos?
Zanetti: Priorizei a ginástica sem deixar a faculdade de lado… A ginástica não vai ser para sempre, daqui a pouco estou me aposentando e preciso de uma formação. A faculdade é uma conquista a mais para mim.

MBNews: Que conselho você dá aos jovens que pretendem começar na ginástica?
Zanetti: Eu sonhei em ser medalhista olímpico, corri atrás e consegui. Então, simplesmente é amar o que faz. Se essa criança ama ginástica, que ela busque esse sonho… Com certeza não vai se arrepender.

•Nascimento: 16/4/1990
•Altura: 1,56 m
•Peso: 63 kg
•Técnico: Marcos Goto
•Clube: SERC/Agith/São Caetano.
•Patrocínio: Caixa, Bergamini, Embratel Claro,
Adidas, Ministério do Esporte e Prefeitura de São
Caetano. Apoio de Furnas, Agith, Phosfator, Spieth,
Eurotramp e Prefeitura do Rio de Janeiro.
•Time de futebol: São Paulo
•Passa tempo: cinema, ver filmes
Fonte: www.arthurzanetti.com.br

A entrevista foi realizada para a edição 68 da MBigucci News e atualizada com informações do site: www.arthurzanetti.com.br

Os anunciantes desta revista não possuem relação com os jogos Rio 2016 ou este atleta. Patrocinam apenas esta revista.

VEJA mais