Comprar imóvel, Mercado Imobiliário

Documentos para comprar imóvel: tudo o que você precisa saber

documentos para comprar imóvel

Ter a própria moradia é o sonho de muitas pessoas — e os benefícios são vários: você sai do aluguel e pode reformar e decorar o local como quiser. Sem contar que você passa a construir seu patrimônio pessoal! Se você se identifica com esse desejo, é preciso ter atenção aos documentos para comprar um imóvel.

Neste post, você vai conhecer quais são esses documentos necessários e tudo que é preciso saber antes de ter as sonhadas chaves do seu imóvel nas mãos. Acompanhe!

O que é preciso saber antes de comprar um imóvel?

Se você pretende fazer um financiamento, o primeiro passo é realizar uma simulação com o que você ganha no momento. As parcelas, muitas vezes, parecem pequenas. No entanto, juntando com todos os outros gastos mensais, podem se tornar pesadas. Por isso, pé no chão!

Também preste atenção à taxa de juros para garantir que, a longo prazo, você não pague uma quantia excessivamente maior. Os juros acabam sendo menores quando você dá uma entrada maior. Por isso, às vezes compensa esperar até juntar a quantia ideal para, só então, fazer o negócio.

Se você já verificou todos esses critérios e está decidido a ter o próprio imóvel, então vamos aos documentos. Serão precisos diversos papéis, como veremos a seguir.

Quais são os documentos para comprar um imóvel?

Esta lista inclui as documentações do vendedor, incluindo certidões negativas, tanto do imóvel quanto suas também. Caso decida sacar o FGTS, serão necessários outros comprovantes. Veja só!

Documentação do vendedor

Quando se trata de uma pessoa jurídica, há alguns comprovantes que precisam ser apresentados. Porém, vale ressaltar que cada banco tem seu checklist a ser considerado. Os principais documentos são:

  • certidão simplificada da Junta Comercial com todas as alterações contratuais ou estatutárias;
  • declaração com data da última alteração do contrato ou estatuto;
  • certidão de débitos e tributos federais e da dívida ativa da União.

Outros documentos podem ser solicitados, como:

  • certidão negativa de falência e concordata;
  • certidão negativa de cartório de protesto;
  • certidão negativa de ações na Justiça do Trabalho;
  • certidão negativa de ações na Justiça Federal.

Documentação do imóvel

O principal foco destes documentos é entender se o imóvel tem algum ônus ou está alienado a algum outro banco. Assim, costumam ser requisitados:

  • certidão de matrícula do imóvel com ônus reais e ações reipersecutórias (a fim de saber se existe algum impeditivo para a compra);
  • certidão negativa de impostos e taxas municipais ou cópia do carnê do IPTU;
  • certidão negativa de débitos condominiais (em caso de apartamento ou casa em condomínio fechado);
  • Habite-se expedido pela prefeitura da localidade em que o imóvel se encontra.

Documentação do comprador do imóvel

Podem ser os seus documentos ou da pessoa que será, propriamente, a compradora. Serão pedidos:

  • cópias de RG, CPF e comprovante de renda atualizado;
  • certidão de estado civil;
  • escritura pública de pacto antenupcial, em casos de comunhão universal ou separação de bens.

Quando você opta por usar o FGTS para a compra do imóvel, também serão pedidos:

  • extrato da conta do FGTS. Se tiver mais de uma conta, serão precisos todos os extratos;
  • cópia da carteira de trabalho.

Como fazer uma compra de sucesso?

Pesquisar é a palavra-chave para que a aquisição do imóvel seja tranquila. Se for fazer a compra em alguma construtora ou até incorporadora e, de preferência, escolha uma empresa de confiança.

Se possível, tire dúvidas com outros compradores — o fato de eles já terem passado pelo que você está passando é muito revelador! Quando uma construtora tem projetos públicos (Minha Casa, Minha Vida, por exemplo), também é uma garantia de idoneidade.

Caso você esteja fazendo negócio direto com alguma imobiliária, confirme se ela tem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), verifique os tipos de imóveis oferecidos — quanto melhor a empresa, mais amplas são as opções. O atendimento também diz muito.

Este conteúdo tirou suas dúvidas sobre os documentos para comprar um imóvel? Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube, LinkedIn e Instagram.

VEJA mais