Decoração

Dicas e inspirações para decorar um quarto de bebê

Conteúdo desenvolvido pela equipe Viva Decora especialmente para o Blog da MBigucci

Papais e mamães de primeira viagem, preparem-se, pois está na hora de arrumar a casa para a chegada do mais novo integrante da família! Um dos momentos empolgantes da gravidez é a montagem dos espaços voltados à criança.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas e imagens bem bacanas, que vão lhe inspirar a montar o quarto do bebê. Confira!

 

Noma Studio 

 

Quais as características de um quarto de bebê ideal?

Existem, à venda no mercado, inúmeros móveis, objetos decorativos e outros acessórios para ambientar espaços para crianças.

Talvez por isso, os pais fiquem tão perdidos quanto ao que comprar. Bem, para começar, uma coisa é certa: o quarto de bebê vai ter muitos elementos, incluindo brinquedos.

Só que antes da estética, há outros aspectos a considerar:

*É preciso lembrar que para segurança e bem estar dos pequenos, muitos detalhes precisam ser acertados no cômodo. Então, cada item acrescentado à decoração deve ser cuidadosamente bem planejado.

 

Anna Maria Parisi e Leticia Araujo

 

Carla Cuono Arquitetura e Interiores

 

A ideia básica é facilitar a rotina da mamãe e do bebê. Acolhimento e conforto são essenciais para o desenvolvimento do bebê. Tudo ao seu redor deve transmitir tranquilidade, serenidade e amor o que ajudará a estimular o seu desenvolvimento físico, além de seu caráter e independência.

As peças maiores do conjunto decorativo devem ser, todas, revestidas com materiais laváveis e resistentes para garantir praticidade à mamãe e saúde ao pequeno.

 

BY Arq&Design

 

Como iniciar a decorar um quarto de bebê?

Papais e mamães, como já se pôde perceber, é preciso tomar vários cuidados na hora de arrumar o quartinho do bebê. Questões como beleza, praticidade, organização e segurança não devem ser esquecidas.

Parece muita coisa para se preocupar, não é? Mas, não se desespere. Basta simplificar o que puder na hora de decorar.

Uma dica é começar escolhendo um estilo, um visual para o quarto do bebê. Será que esse ambiente ficaria melhor com elementos de traços modernos? Ou que tal uma decoração tradicional, seguindo uma tendência rústica? Ou mais chique, como a provençal? Você já pode imaginar o cenário perfeito para criar seu futuro filho ou filha?

 

BMG Arquitetura

 

Ana Cinthia Lopes

 

É a partir das respostas para estas perguntas que se pode traçar um plano e lista para a aquisição de móveis, objetos e acessórios. É assim que começa. O estilo do quarto de bebê é o que acolherá a criança por muitos anos.

Quais as opções de estilos para um quarto de bebê?

Geralmente, o quarto de bebê costuma ter um tema lúdico, alegre e inocente. As opções são as mais variadas possíveis- ursinhos, girafas, aviões, carrinhos, princesas e muito mais. Os pais podem brincar com esses desenhos nas paredes, no teto e em outros lugares – até num pequeno móbile sobre o berço, por exemplo.

Sobre os estilos decorativos, a lista de opções também é longa. Existe o moderno e o contemporâneo, que são caracterizados por linhas retas, visual clean e poucos toques de cor. O nórdico, ainda mais básico, minimalista e simples, com predominância de tons claros. E também o romântico e o provençal, com formas arredondadas, peças floridas e materiais elegantes.

 

Andrea Bento

 

Que peças mínimas seriam necessárias para completar um quarto de bebê?

Antes de sair comprando itens para mobiliar e decorar o quarto do seu bebê, pai e mãe, vocês devem analisar o espaço disponível. A sua ideia de decoração precisa se adequar ao tamanho do ambiente.

Menos é mais! Não se pode entulhar o lugar de coisas, pois isso pode dificultar, posteriormente, a vida da criança. Existe muita coisa à venda no mercado. Mas, isso não significa que tudo tenha que ser comprado. Moderação!

Escolham os móveis de tamanho proporcional ao espaço disponível, sem comprometer a circulação no quarto do bebê.  Na hora de distribui as peças, lembrem-se das necessidades da criança. Evite colocar o berço onde haja corrente de vento. A partir daí, é mais fácil definir onde ficará todo o resto.

Na lista dos móveis que os pais devem adquirir, em primeiro lugar está o berço, é claro. Depois vem o trocador – o lugar certo para trocar a fralda do bebê, e que pode ou não estar vinculado à cômoda. E, por fim, o armário para guardar as roupas, as peças de enxoval, os produtos de higiene etc.

 

Teresinha Nigri e Figueiredo Fischer 

 

Andrea Petini

 

Se possível, é interessante que os pais tentem comprar – ou mandar fazer – móveis multifuncionais. O que é isso? São móveis que possam ser reaproveitados quando a criança crescer. Exemplo: berço que vira cama, trocador que vira escrivaninha.

Quaisquer outros itens são opcionais. Esse é o caso da poltrona de amamentação, da mesa de apoio lateral, da cama de babá auxiliar e dos baús, caixas organizadoras, nichos e prateleiras.

Mas, vamos combinar que, com esses outros elementos, a decoração fica muito mais rica e o ambiente funcional. Realmente, são os detalhes que fazem a diferença, certo?

 

BG Arquitetura

 

Cuidados extras que se deve ter com a decoração de um quarto de bebê

De início, a atenção dos pais deve ser voltada a qualidade do berço do bebê. O móvel tem que ter estabilidade. As barras laterais precisar ser bem rígidas e firmes. O estrado estar em altura adequada. E também todos os espaçamentos do tamanho certo. Ou seja, nada que permita a criança pular, cair, se machucar ou algo ainda pior.

Em um segundo momento, é importante uma revisão dos pontos elétricos. Todas as tomadas devem ser cobertas, evitando o risco de choques.

Também devem ser protegidas as janelas e quinas de móveis. E os tapetes e outros itens têxteis evitados, pois dificultam a limpeza do ambiente – o carpete de madeira, por várias razões, é a melhor cobertura de piso para quartos de bebê.

Para que o cômodo pareça ainda mais agradável à criança, uma ideia é contrastar estampas e tonalidades claras de vermelho, azul, verde e outras. Isso instiga o crescimento de sua atividade cerebral e seu desenvolvimento visual é mais rápido. E para ajustar a intensidade das cores, nada melhor do que uma iluminação com dimerizador.

Ficou animado para montar um quarto de bebê? Agora, sabendo de tudo isso, você certamente vai acertar na decoração. Então, confiança, boa sorte e curta muito este momento!

Estas dicas de como para decorar quarto de bebê foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

VEJA mais