Decoração

Dicas de como montar um presépio de Natal

Ao lado da árvore de Natal e dos presentes, o presépio talvez seja uma das formas mais antigas de caracterização do Natal. Ele está ligado a representação artística do nascimento do menino Jesus num estábulo.

É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar de tamanho, pois existem presépios pequenos e outros em tamanho real.

Pensando em enfeitar a casa com um presépio de natal, o passo inicial começa com o local de onde ele ficará exposto e qual o tamanho, sendo variável de acordo com o comprimento de cada figura e a quantidade de personagens. Para as casas com maiores espaços o presépio pode conter mais detalhes e ter seu tamanho real, já para apartamentos com pouco espaço é possível utilizar apenas os principais personagens sendo o menino Jesus, Maria e José.

Além de casas e apartamentos os presépios podem ser montados em praças, shoppings e lugares públicos no geral. Normalmente esses são autênticos em tamanho e forma, contendo todos os personagens que estiveram presentes do nascimento de Jesus.

Tipos de Presépio
A estrutura do presépio pode ser feita de madeira, argila, metal, patchwork ou até mesmo de materiais recicláveis.

Personagens do presépio
-Menino Jesus
-Maria
-José
-Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
-Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
-Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local onde Jesus nasceu)
-3 Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)
-Manjedoura com palhas em um curral (lugar em que Jesus nasceu)
-Burro, boi, ovelhas e cabras (animais do curral)

Veja essas e mais dicas em: paraonatal.com.br

VEJA mais