Decoração, Dicas, Variedades

Decoração minimalista: saiba como ter em casa

Você sabia que, antes de virar febre e tendência de hoje, o estilo minimalista surgiu como resposta aos movimentos que valorizavam cores chamativas e a quebra de formas tradicionais antes do nos de 1960 em Nova York, Estados Unidos? O estilo ganhou o mundo da decoração na década de 80 com a nova ideia de justamente valorizar o fundamental, seja elementos, formatos e até cores. Mas o minimalismo não trata apenas de uma ação, é design, decoração, arquitetura e estilo de vida!

Com o surgimento do movimento, foram-se notados algumas características principais para utilização em ambientes:

  • Menos é mais;
  • Paleta cromática neutra;
  • Ambientes claros e funcionais;
  • Iluminação natural;
  • Linhas retas e formas geométricas.

Na decoração:

Os traços mencionados acima servem para uma composição de espaço mais “clean” e funcional possível. Até porque, de acordo com esta tendência, o mínimo pode ter dois ganhos importantíssimos: um aspecto organizado no ambiente e hábitos de consumo mais sustentáveis!

Já os tons neutros, previstos pelo minimalismo, dão amplitude ao ambiente, Enquanto, itens de madeira ou metalizados são utilizados como peças chaves e diferenciadas para dar charme e aconchegância ao novo espaço minimalista.

Vale lembrar ainda que ambientes com iluminação natural e objetos multifuncionais são uma marca registrada da tendência, pois representam economia de espaço e, além do mais, de dinheiro! Assim, um móvel com localização estratégica pode atender demandas diversas, tais como as camas-baús, mesas com ajustes de tamanho e etc.

Nos diga, qual é seu estilo de decoração favorito? É o minimalismo? Como este estilo de vida está presente no seu dia a dia?

VEJA mais