Utilidade Pública

DDA: praticidade e segurança no pagamento de suas contas

DDA

Sistema financeiro é prático, traz agilidade, segurança e elimina o boleto em papel, preservando o meio ambiente

DDA

O DDA – Débito Direto Autorizado é um sistema bancário criado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) que possibilita a apresentação e pagamento eletrônico de boletos, sem a necessidade da conta/boleto em papel. Os principais objetivos do DDA são: eliminar os boletos impressos, agilizar o processo de pagamento e tornar a transação ainda mais segura.

Pelo DDA você pode consultar suas contas e pagálas eletronicamente (por meio da internet, de telefone, de caixa eletrônico e outros sistemas que seu banco disponibilizar), eliminando assim o envio do boleto em papel. O DDA também acaba com a dor de cabeça de atrasos no envio dos boletos, seja por greve nos Correios ou por extravio de documentos. O sistema entrou em vigor no dia 19 de outubro de 2009. Desde esta data, os bancos mantêm o sistema disponível em seus sites para que os clientes e empresas que desejarem possam se cadastrar. Você escolhe o banco de sua preferência. Com o cadastro efetuado, todos os boletos registrados em seu nome, independentemente do banco ou entidade emissora do boleto, serão visualizados e poderão ser pagos de forma eletrônica.

Vale ressaltar que o DDA não é débito automático.
Pelo débito automático você recebe o boleto em papel, cadastra e autoriza o banco a debitar de sua conta corrente. Já pelo DDA seus boletos serão apresentados apenas eletronicamente, sem o envio da conta impressa, mas isto não significa que a conta será paga automaticamente.
Isto só ocorrerá se você consultar seu boleto eletrônico e solicitar ao banco o débito automático. O pagamento também poderá ser feito por agendamento ou no momento de consulta, se você assim desejar.

O que muda para o cliente MBigucci ?
O cliente que aderir ao DDA, junto ao seu banco de relacionamento, passará a acessar o boleto de forma eletrônica e não mais em papel. O sistema trará comodidade, facilidade e segurança acabando com a dor de cabeça no caso de atraso do boleto por greve dos Correios ou por extravio do documento. Outra vantagem é que boleto poderá ser pago nos diversos meios eletrônicos disponibilizados pelo banco onde o cliente está cadastrado, como internet, telefone, caixa eletrônico ou ainda colocar o boleto eletrônico em débito automático.
Vale destacar que o sistema não é da MBigucci é um sistema nacional que foi criado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e que a MBigucci, assim como seus clientes, poderão ter acesso e se beneficiar com o DDA.

Como funciona?
1 – As empresas cedentes enviam os dados da cobrança para seus bancos, que passam a informação para a central do DDA;

2 – Os bancos dos consumidores (clientes) acessam o DDA, geram os boletos eletrônicos e disponibilizam a visualização para seus clientes;

3 – Os consumidores (clientes) têm a opção de agendar o pagamento, pagar na data atual ou não quitar a dívida no momento, assim como é feito na versão em papel. O pagamento
também poderá ser feito via telefone, por caixa eletrônico e
outros sistemas eletrônicos que o banco disponibilizar; Os boletos não terão código de barras, por isso não há como imprimi-los e pagá-los em um banco;

4 – Os boletos de cobrança apresentados via DDA permanecerão disponíveis para consulta por um período máximo de 65 (sessenta e cinco) dias contados da data de vencimento.
Contas vencidas só poderão ser pagas no banco que emitiu o boleto. O não pagamento de um boleto eletrônico terá as mesmas implicações que existem com o não pagamento de um boleto em papel (multa, juros etc), pois ambos representam um mesmo compromisso financeiro.

Quais boletos posso pagar pelo DDA?
• mensalidades escolares
• planos de saúde
• condomínios
• imobiliárias
• prestações de financiamentos de veículos e imóveis
• clubes
Importante: Neste momento não estão incluídos no DDA tributos (IPTU, IPVA) e concessionárias de serviço público (água, luz, telefone, gás).

Vantagens:
• Facilidade e comodidade na administração e pagamento das contas; No pagamento por boleto é necessário digitar o código de barras (cerca de 40 números), pelo DDA, não há código de barras, basta clicar na opção e pagar;

• Segurança – a visualização eletrônica evita extravio, fraudes e atraso de boletos;

• Economia com gastos de papel, impressão e envio. A meta da FEBRABAN é substituir, num período de três anos, até 50% dos atuais 2,36 bilhões de boletos emitidos em papel anualmente.

VEJA mais