Big Vida, Comportamento, Dicas, Qualidade de Vida, Utilidade Pública

Cuidados para preservar o meio ambiente

Dicas direto das ações sustentáveis da MBigucci para o seu lar:
Vamos juntos agir em prol do nosso planeta? Afinal, é a nossa maior casa! E não pense que fazer ¨sozinho¨ não mudará em nada.

É com atitudes diárias, e incentivando aos outros, que conseguiremos habitar e legar às futuras gerações um lugar melhor.

Confira algumas dicas do que fazer – ou não, para um planeta mais sustentável.

1. Fique atento à água

Já imaginou a quantidade de água gasta quando tomamos banhos, ou lavamos o quintal? Muitas vezes podemos reduzir este desperdício.

– Reduza o tempo de banho: basta desligar o chuveiro na hora de ensaboar o cabelo e corpo.
Com este hábito, em um banho de 15 para 5 minutos, você poupa 90 litros de água.

– Aproveitamento da água da chuva e da máquina de lavar roupas: seja para lavar um carro ou quintal ou na descarga, a captação e utilização deste recurso fará diferença na sua conta de água e no meio ambiente.

– Fechar a torneira na hora de escovar os dentes e ao ensaboar a louça também são pequenos hábitos que facilmente tornassem rotina.

Você sabia?
A MBigucci implementou em 2013 em seus canteiros de obra o sistema de captação e aproveitamento da água da chuva, sempre que viável tecnicamente.

2. Economize energia

Sabe quando a televisão e o computador estão ligados ao mesmo tempo? Ou quando você dá aquela pausa para checar o celular, mas a TV ainda segue ligada? Desperdício!

As luzes e eletrônicos da casa merecem atenção. No Brasil, boa parte da geração de energia vêm por hidrelétricas (ou seja, por meio das águas). E se você se atentou ao tópico anterior, já entendeu que este é um recurso bem precioso (precisamente, apenas 2% é potável).

– A dica é sempre desligar as luzes ao sair de um cômodo. No fim, a gente leva mais tempo para retornar a eles do que previsto.

– Desligue os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados no momento. Vale também para o micro-ondas, por exemplo.

Outra curiosidade: a Big Tec, empresa do grupo MBigucci, inaugurou em 2020 sua primeira usina de energia fotovoltaica! Foram instalados 200 painéis solares nas áreas comuns do condomínio logístico MBigucci Business Park Diadema – com previsão de aplicação nos demais condominíos logísticos do grupo. E no que a energia fotovoltaica diz respeito, as vantagens são muitas: energia limpa e renovável, economia de contas do condomínio, longa vida útil dos equipamentos e energia produzida mesmo em dias nublados/chuvosos.

3. Cuide do seu lixo

Imagine a quantidade de itens que não puderam ser reciclados por conta do descarte incorreto. No Brasil, apenas 3% de todo o lixo é reciclado!

Afinal, por que descartar de vez algo que ainda pode ter utilidade? Já pensou o quanto de lixo você produz e como este total poderia ser reduzido?

– Separe o lixo orgânico do reciclável. Para começar, customize um cantinho em seu lar para a coleta dos resíduos.

– Garanta a destinação correta de cada produto. Se seu condomínio já faz esta coleta, ótimo! Caso não, ou você more em uma casa, por exemplo, veja o local mais próximo da sua residência para destinar seu lixo.

– Reutilize garrafas, sacolas e itens que podem ter serventia ainda no seu lar (desde a dispensa até a decoração, por meio do artesanato). Quanto menor o lixo, menor o impacto negativo em nosso planeta.

– Não jogue lixo nas ruas. Além de ser falta de educação, pode agravar a poluição, doenças e crescimento do índice de enchentes.

Fique sabendo: aqui na MBigucci, tanto no escritório quanto nas obras, temos lixeiras separadas entre lixo orgânico e reciclável. Também damos preferência às garrafinhas, canudos e sacolas retornáveis, aos descartáveis.

4. Diversifique os meios de transporte

Você deve ter ouvido falar que, durante o período crítico da pandemia de covid-19 em 2020, pelo mundo a fora os níveis de poluição caíram drasticamente devido ao isolamento social.

Pois bem, pondere onde realmente você precisa ir de carro, pois, como a maioria dos demais automóveis,  eles geram gases poluentes para o meio ambiente.

Dependendo do percurso vale optar ir a pé, de bicicleta ou até transporte coletivo. Caso prefira, o sistema de caronas também poderá ser útil neste quesito.

Agora que você já sabe algumas dicas fundamentais repasse para amigos e familiares.

Alguns tópicos podem ser de conhecimento da maioria, mas é sempre pertinente relembrar, pois, na correria do cotidiano e no “modo automático”, o esquecimento pode bater.
O importante é lembrar de sempre buscar construir um mundo mais ecológico para o bem-estar de todos!

Veja mais dicas em nosso site: https://www.mbigucci.com.br/responsabilidade-ambiental

VEJA mais