Turismo

Chapada Diamantina-BA é contemplação e pé na estrada

Localizado no Sertão da Bahia, este é um lugar literalmente de tirar o fôlego! Primeiro, porque a Chapada é uma rota tradicional de trekking, com caminhadas que variam
de 6km a 30km por dia, com percursos de 6 a 10 dias. Segundo, porque abriga uma incrível diversidade de exuberantes paisagens: são centenas de cachoeiras, poços, grutas, cavernas, canyons, morros, rios, vales e trilhas.

Grande parte destas belezas está no Parque Nacional da Chapada Diamantina, principal unidade de conservação da região, com uma área de 152 mil hectares, que adentra os municípios de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê, Itaetê e Ibicoara. O atrativo de maior destaque, internacionalmente conhecido, é o Vale do Paty e só existe um meio para conhecê-lo: caminhar, caminhar e caminhar muito.

A Chapada realmente tem algo de místico. Como se já não bastassem suas belezas naturais cravadas na serra, cada parada para contemplação sempre revela uma surpresa: um arco-íris duplo e até um “bola-íris” no Morro do Pai Inácio, incríveis por do sol no Morro do Camelo, raios azulados no Poço Encantado, gafanhotos gigantes na trilha para cachoeira do Roncador, o vento uivante com a queda livre de 380 metros da Cachoeira da Fumaça, as surpreendentes formações de estalactites e estalagmites nas cavernas da Lapa Doce e Torrinha, além de espécies de orquídeas e pássaros nunca vistos antes.

Os três pontos mais altos da Bahia também estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.080m (o mais alto do nordeste), o Itobira, com 1.970m e o Pico das Almas com 1.958m.
A Chapada Diamantina está localizada no coração da Bahia, bem no centro do estado, onde fica o sertão nordestino.
A formação das vilas se deu por conta da exploração de diamantes, daí o nome da Chapada. Os rios do local, a princípio, causam estranheza, pois têm coloração avermelhada, nem por isso deixam de ser águas cristalinas e excelentes para banho. A coloração acontece por causa da alta concentração de ácido húmico – resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal na região.

Prefeitura Municipal de Lençóis: (75) 3334-1121
Informações turísticas: (75) 3334-1425

Atrações imperdíveis

• Morro do Pai Inácio (Palmeiras)
Pico a 1.150m acima do nível do mar. É possível ter uma visão de 360º das serras da região, além de incríveis canyons.

• Cachoeira da Fumaça (Palmeiras)
Com queda livre de 380m é uma das mais altas do Brasil. A vista de cima é de tirar o fôlego. Trilha de 6km para chegar ao local.

• Cachoeira do Buracão (Ibicoara)
Com aproximadamente 100 metros de queda em forma circular e um impressionante canyon sinuoso. Pode ser avistada por cima e por baixo. Trilha de 6 km.

• Poço Encantado (Itaetê)
Em seu interior há uma fenda por onde a luz do sol atravessa, revelando água de um azul indescritível e rochas a 40m de profundidade, tal a transparência da água. O fenômeno ocorre entre os meses de abril e setembro. Apenas para contemplação, o banho não é permitido.

• Poço Azul (Nova Redenção)
Neste poço acontece o mesmo fenômeno do Poço Encantado, com uma vantagem, o banho nas águas azuis é permitido.

• Pratinha (Iraquara)
Lago dentro de uma gruta com águas cristalinas (azul turqueza) e muitos peixes, oferece atividades como flutuação, tirolesa e mergulho.

• Gruta Lapa Doce (Iraquara)
A caverna calcárea tem formações raras, com estalactites e estalagmites surpreendentes.

• Riachinho (Vila do Capão)
Refrescante cachoeira com um poço perfeito para banho, logo na chegada da Vila do Capão.

• Vale do Paty
A caminhada que leva ao vale é uma das mais belas. Para quem gosta de praticar trekking e se extasiar entre as paisagens. A trilha pode durar até cinco dias dormindo em casa de nativos ou simples pousadinhas.

• Salão da Areias Coloridas (Lençóis)
Trata-se de um pequeno labirinto de pedras conglomeradas e de areias com mais de 30 cores diferentes, fruto da erosão de rochas graníticas e conglomerados de arenito.

• Cavernas
A Chapada possui o maior acervo espeleológico da América do Sul. Só em Marimbus-Iraquara elas somam mais de 120 em uma área 30 km². Torrinha, Lapa Doce, Paixão, Lapão, Bolo de Noiva, Fumaça, Gruta Azul e Brejões estão na lista das mais visitadas.

Serviço
• Temperatura média
Entre 22 e 24°C. De abril a outubro chove pouco, com melhor aproveitamento dos passeios.

• O que levar
Mochila, boné, capa de chuva, lanterna com pilhas, protetor solar, repelente, medicamentos pessoais (faixas e gaze para bolhas nos pés), tênis ou calçado de caminhada bem confortável, roupas leves, roupas de banho, sacola para lixo. Água, barras de cereais, frutas e lanche, pois há trilhas que duram o dia todo.

• Vacina
A vacinação contra a Febre Amarela é recomendada pelo Ministério da Saúde e deve ser tomada com no mínimo de 10 (dez) dias antes da viagem. Procure um posto de saúde mais próximo e não se esqueça de pedir e levar a carteira e/ou atestado para comprovação.

• Como chegar
Via Aérea – voo Salvador-Lençóis, desembarcando no Aeroporto Coronel Horácio de Matos, a 20 km de Lençóis.
Restante do percurso, de ônibus.

• Agências especializadas:
Venturas e Aventuras – www.venturas.com.br
Discover Chapada – www.discoverchapada.com
Nas Alturas – www.nasalturas.net
Marimbus Eco Turismo – www.marimbus.com
Vertical Trip – www.verticaltrip.com.br

VEJA mais