Turismo

Caconde – SP: do sossego à aventura


Localizado no Interior do Estado de São Paulo, a 290 km da capital, Caconde é um município privilegiado pelas belezas naturais. Com um ótimo clima, temperatura média de 20°C, a cidade é uma das poucas a ter o título de Estância Climática.

De acordo com o prefeito de Caconde, Antônio Carlos de Faria (Fordinho), o clima extraordinário, o povo hospitaleiro e a fauna e flora muito preservadas são um convite ao turista. “Brinco que quando Deus fez o mundo reservou Caconde para o descanso, pois sua beleza natural é extraordinária”, disse Fordinho. O cenário de belas paisagens com montanhas, serras, cachoeiras e rios propiciam atrações para todos os gostos: do “sossego natural” para um descanso e meditação, ao lugar ideal para a prática de esportes radicais.

A pequena cidade de Caconde, com aproximadamente 18mil habitantes, foi literalmente presenteada por estar nas margens do Rio Pardo. Devido à usina hidrelétrica construída no local, o Rio mantém volume e nível ideais de água para a prática de rafting, canyoning, canoagem e bóia-cross. As dezenas de cachoeiras e riachos também são um convite para: rappel, escalada e trilhas ecológicas. Atrações como pesca, cavalgadas, balonismo e ciclismo de montanha complementam o roteiro turístico do município.

Mirante – Situada na Serra da Mantiqueira, a cidade possui alguns pontos culminantes que permitem visão panorâmica de suas paisagens. Ao fim da tarde, você pode subir de carro à Praça do Mirante cuja construção, inspirada em simbologias místicas, oferece uma visão aérea de toda a represa.

Estrutura – A cidade conta com poucas pousadas e apenas um hotel, portanto faça sua reserva antes de viajar, principalmente se for em época de feriados. E, para garantir sua segurança e o melhor aproveitamento do passeio, busque a assessoria de uma agência especializada em ecoturismo, a cidade conta com algumas.
Informe–se com a Secretaria de Turismo de Caconde – tel.: (19) 3662-7199 e pelo site: www.caconde.sp.gov.br

Atrações:
• Represa Caconde – lago artificial de 30 km², é um dos principais atrativos turísticos do município. Oferece ótima estrutura para a prática de: pesca, canoagem, iatismo, banana-boat, jet sky e outros. Na “Prainha”, que fica na represa, são realizadas competições esportivas e shows musicais.

• Usina Velha – no caminho há ruínas da antiga usina hidrelétrica, também há cascatas, três lagos com praias e piscinas naturais.

• Parque Prainha – A oito quilômetros da cidade é o local preferido pelos turistas para a prática de esportes aquáticos como esqui, canoagem, jet-ski, além de trilhas diversificadas. Conta com estrutura de camping, quiosques, áreas reservadas para grupos com churrasqueiras, quadra de areia para vôlei, brinquedos infantis, pista de
motocross, rampa de embarque e desembarque para lanchas, jet-ski, canoas e amplo estacionamento.

• Monte do Pontal – lugar ideal para trekking, após caminhada, chega-se ao mirante de onde é possível avistar toda a Serra da Mantiqueira

• Cachoeira do São João – a quatro quilômetros da cidade, tem fácil acesso. É possível banhar-se e receber uma ducha natural de hidromassagem.

• Igreja Matriz – A paróquia reúne três murais do pintor clássico Edmundo Migliaccio.
Possui três telas a óleo em estilo clássico do pintor cacondense Edmundo Migliaccio: Nossa Senhora da Glória, Imaculada Conceição e Jesus Crucificado datadas em 1961.

Curiosidades
• A origem do nome Caconde ainda é incerta, pois na época de sua descoberta a grafia variava entre Cacunda, Caconda. A origem mais provável é que nome Caconde tenha sido dado pelos homens brancos conquistadores do local ao encontrar ali os negros cacundas (também chamados “cacondas” e que eram bons carregadores, daí a palavra “cacunda” vir a significar “costas”).
(livro: “Memória da Cidade de Caconde”, de Adriano Campanhole).

• Quem nasce em Caconde é cacondense.

Serviço
Distância: 290 km da capital paulista
Temperatura média: 20°C
Acesso: Rodovia Dos Bandeirantes e Anhanguera
Pedágios: seis. Custo aproximado (ida/volta: R$ 68,00)
Informações: Prefeitura Municipal de Caconde – tel.: (19) 3662-7199.

VEJA mais