Turismo

Cabreúva – SP, do Rural ao Radical

Apelidada de “Terra da Pinga” por conta do cultivo da cana-deaçúcar e da produção de aguardente – principal atividade econômica da cidade durante décadas – Cabreúva, hoje, vai muito além dos alambiques. Oferece atrações turísticas que vão de atividades rurais nos sítios e fazendas, até os esportes radicais favorecidos pela bela paisagem da cidade que é cercada pelas serras do Japi, Gaxatuba e Taguá.

A cidade também integra, desde 2002, o Roteiro “Caminho do Sol”, peregrinação feita a pé ou de bike de 227km e que serve como preparatório para quem vai encarar o “Caminho de Santiago de La Compostela”. Outra tradição, são as romarias religiosas que passam pelo município.

Estrutura
A apenas 80 km de São Paulo, a cidade possui três SPAs, campings, ótimas pousadas e no início de 2011 ganhará um hotel de padrão internacional.
É o El Shadai Park Hotel com ampla estrutura de lazer e preparado também para receber eventos empresariais, além de dispor de um espaço Gospel. Cabreúva, conta ainda com aconchegantes restaurantes, pizzarias, cafés e doçarias. Uma cidade rica em hospitalidade e diversidade de atrações que vale à pena conhecer.

Curiosidades:

* A cidade abriga muitas famílias tradicionais, como os descendentes de italianos “Biguzzi”, parentes de Milton Bigucci, presidente da MBigucci;
* O nome da cidade é originário da árvore Cabreúva – conhecida pelos índios como “Kaburé-Iwa” (Árvore da Coruja), cujo bálsamo é utilizado na
medicina popular.

Turismo Rural “colha e pague”
O visitante pode conhecer de perto diversos tipos de produção agrícola, além de colher frutas e legumes no pé. Fazenda São José especializada na produção de cogumelos, há mais de 50 anos – tel. (11) 4529-7227. Chácara Paraíso, produção de morango, acerola, mexerica poncã, laranjas, jabuticaba e manga – tel. (11) 4529-3176. Sítio Collodo, produz uva, lichia e vinho artesanal – tel.: (11) 4409-2466. Sítio Bom Jesus (Mel Silvestre, Limão Taiti, Limão Galego, tel.: (11) 5521-7454. Visitas agendadas.

Fazenda da Serra
Também conhecida como Fazenda do Chocolate, é uma chácara histórica construída por bandeirantes que hoje é aberta ao turismo. É possível comprar
chocolates caseiros (fabricação própria), vinhos, licores, bolos, doces. No local tem animais como pavão, bode, avestruz e pôneis. Também oferece passeios a cavalo. Localizada às margens do Rio Tietê na divisa com Itú, tel.: (11) 4022-5492, www.fazendadochocolate.com.br.

Esportes Radicais
O público aventureiro também tem seu lugar em Cabreúva e pode praticar esportes de aventura como: tirolesa, escalada, rapel, trilhas, bicicross, arvorismo entre outros. As atrações geralmente são oferecidas nos roteiros dos campings, pousadas e hotéis ou pagas à parte para visitantes. Hotel Cabreúva – www.hotelcabreuva.com.br; Camping Cabreúva –www.campingcabreuva.com.br.

Centro de Meditação Kadampa Brasil (Templo Budista)
Inaugurado em outubro de 2010, é considerado o maior da América Latina.
Construído em meio à Serra do Japi, a arquitetura e simbolismo conferem uma beleza que acalma a mente, com um profundo significado espiritual. O refúgio ideal para quem busca paz interior.
Aberto à visitação, tel.: (11) 4409-0967, www.nkt-kmc-brazil.org.

SPA’s
Instalados em meio à natureza, oferecem diversos tratamentos estéticos, massagens, banhos, atividades recreativas e reeducação alimentar. As estruturas podem ser utilizadas também com dieta normal. SPA Recanto – oferece o Espaço Zen, com bangalôs instalados nas copas das árvores, a 20m de altura, tel.: (11) 4528-0200 www.sparecanto.com.br. SPA Japi, tel.: (11) 4528-4286 –www.spajapi.com.br. SPA Beleza Pura, tel.: (11) 4529-7251 – www.spabelezapura.com.br.

Serra do Japi
Conhecida como um dos maiores atrativos da cidade, a Serra do Japi possui muitas nascentes, cachoeiras, formações rochosas e natureza exuberante.
Além das trilhas é possível também fazer passeios a cavalo ou de bicicleta acompanhados por monitores locais. A serra também é frequentada por praticantes de motocross e jipeiros em percursos de aventuras.
Os acessos para a serra são por propriedades particulares, o mais fácil é pela Fazenda Guaxinduva.

Alambiques
Produção artesanal de cachaça onde é possível conhecer a fabricação e fazer degustação. Alguns também oferecem comida caseira, doces, petiscos e têm lojinha para compra de lembranças, como minitonéis e minigarrafas. Alambique Rainha da Praia, na Estrada Parque – Centro, tel: (11) 4528-4606. Alambique Vilela tel.: (11) 4528-4477. Alambique Pingo de Ouro, no Bairro Cururu.

Cachoeira Guaxinduva
Proporciona um delicioso banho de cascata e ao final forma um poço que dá para nadar. Atenção: o acesso é feito por trilha de descida bem estreita, com pedras e barrancos. Localizada dentro da Fazenda Guaxinduva, a entrada é cobrada – tel.: (11) 9966-1411 com Lauro.

Sítio do Sol
Promove vivência da cultura indígena, resgate cultural e educação ambiental.
Oferece atividades como: um dia na aldeia (jogos, ritos, música e dança, além de comida típica e pintura corporal) – tel.: (11) 4528-4571. Agendar visita com antecedência.

Serviço
População: 42.700
Área: 259,8 km²
Temperatura média: 19º
Informações turísticas: www.cabreuva.sp.gov.br
Secretaria de Cultura e Turismo
Praça Alberto M. Camargo, s/nº – Centro
Tel.: (11) 4528-5016

Jornais da cidade – www.jcaleidoscopio.com.br / www.maisregional.com.br

Como chegar – Acesso de carro pelas Rodovias Castelo Branco ou Bandeirantes

VEJA mais