Big Vida

Aqui, tudo também se transforma

Gesso em cimento, madeira em biomassa, alvenaria em pedra reciclada. Resíduos da construção são reutilizados em benefício do homem e da natureza

Você já pensou que para construir o prédio onde você mora ou vai morar são geradas toneladas e toneladas de resíduos que podem prejudicar o meio ambiente?

A MBigucci pensa nisto todos os dias. Por isso segue, em suas obras, um sistema rígido de gerenciamento destes resíduos. “O nosso primeiro objetivo é reduzir
a quantidade de resíduos que possam impactar no meio ambiente, como gesso, alvenaria e outros. Tudo o que é possível, é reaproveitado nos próprios canteiros
das obras. E o que não é possível, destinamos corretamente para que possa ser reciclado e transformado em um novo produto, contribuindo para diminuir o consumo de recursos naturais e evitando prejuízos ao meio ambiente”, explica a diretora administrativa da MBigucci, Roberta Bigucci.

A política de gerenciamento de resíduos da MBigucci abrange coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos. Para acompanhamento de todo este processo, a MBigucci também contratou a empresa de consultoria Obra Limpa Gerenciamento de Resíduos.

No Brasil mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos são de construções ou demolições.
Fonte: Sinduscon

O caminho do resíduo:

De acordo com cada etapa da obra é gerado um tipo de resíduo. A madeira, por exemplo, é concentrada mais na fase inicial de fundação e estrutura da obra; o entulho cinza, na etapa da alvenaria e revestimento da construção; já o gesso, na fase de acabamento.

“Os resíduos são encaminhados para ATTs – Áreas de Transbordo e Triagem, licenciadas nos respectivos municípios ou para áreas de reciclagem que são licenciadas pela CETESB, para receber os materiais adequadamente” informa Elcio D. Careli, diretor da consultoria Obra Limpa.

A partir daí, os resíduos das obras seguem para o destino final, onde são transformados e reutilizados, como veremos:

• Resíduo de Madeira
Uma das empresas que recebe este resíduo é a MadeVila, localizada em Guarulhos-SP. Lá a madeira é triada e transformada em cavaco.
O material é vendido como biomassa (fonte renovável de combustível) para empresas, geralmente fabricantes de papel e celulose, utilizarem na queima
de fornos e caldeiras. Cada tonelada de cavaco produzido evita o corte de 6 árvores adultas.

• Resíduo de Gesso
Tem como destino final indústria cimenteira Lafarge, que reaproveita os resíduos de gesso no processo de fabricação de cimento. A iniciativa preserva o uso de
recursos naturais e não interfere na qualidade do cimento. De acordo com a empresa são aproveitadas mil toneladas de resíduos de gesso mensalmente, enviadas de vários locais do Brasil, incluindo da MBigucci.

• Resíduo de Alvenaria/Concreto
Segue para a Usina de Reciclagem e Beneficiamento de Entulho e Materias – Urbem Tecnologia Ambiental, onde é transformado em areia, brita corrida (pó de
pedra), brita pedrisco e rachão reciclados (pedras de tamanhos variados).
Esse material pode ser utilizado como sub-base para pavimentação de ruas, em drenagens, em blocos de vedação, obras de base, entre outros.

Reduzir, Reaproveitar

Levantamento realizado pela MBigucci em três de suas obras apontou significativa redução e reaproveitamento de materiais.
“Superamos em muito nossas metas de redução de resíduos. O que é resultado de amplo trabalho de conscientização dos colaboradores”, explica a gerente
de Planejamento da MBigucci, Amanda Martins Montouto.

Foram analisadas as obras Celebration (Rudge Ramos – SBCampo), Spettacolo (Vl. Marlene – SBCampo) e Allegra (Bairro do Limão – SP):
Madeira – redução de 80,41% .De 673 caçambas para 132 caçambas do material. A meta inicial era reduzir 37,50% do resíduo.
Gesso – redução de 47,18%, a meta era reduzir em 33,33%. De 85 para 45 caçambas.
Entulho cinza/alvenaria – redução de 75,18% na obra Spettacolo, enquanto a meta era reduzir em 40%. De 715 para 177 caçambas.

As obras reaproveitam o entulho para realizar enchimento do que será o piso do subsolo.

VEJA mais