Utilidade Pública, Variedades

Água: consumo eficiente

 

Sem deixar o conforto e a saúde de lado, produtos ajudam a economizar água, cuidando do meio ambiente e aliviando a conta.

Além das ações conscientes que todos devemos ter quando o assunto é a utilização da água, o mercado já traz muitos produtos que ajudam a evitar o desperdício. Na hora de montar seu apartamento, dê preferência a eles. O custo dos produtos economizadores pode ser um pouco mais caro que os convencionais, mas você verá que o investimento valeu à pena na hora de pagar a conta de água, além do mais, o meio ambiente agradece. Conheça alguns deles:

Descargas com duplo  acionamento
Economia: 50%
Você pode escolher o botão que despeja 3 litros para resíduos líquidos ou 6 litros, para sólidos. Estas descargas já estão disponíveis em várias marcas, modelos e preços. Na descarga convencional (válvula com 6 segundos de  acionamento) perde- se 15 litros de água  privada abaixo. E se a descarga estiver  com defeito, então,  são 30 litros de água  desperdiçados. Faça  também sua parte, não use a privada como lixeira ou  cinzeiro, nem dê descarga à toa.

Torneiras com temporizadores ou sensores
Economia: até 77%
As com temporizador ficam abertas por um curto período de tempo, economizando até 20%. Já, as torneiras com sensor liberam água somente enquanto detectam o movimento das mãos, economizando até 77%. Ótimo para quem costuma esquecer a torneira aberta na hora de escovar os dentes, pois em 5 minutos com a torneira semiaberta, lá se vão 12 litros pelo ralo.

Arejadores para torneiras
Economia: até 76% Peça colocada no bico da torneira que compensa a pressão da água, mantendo uma vazão uniforme.
De custo barato (R$ 15) gera grande economia. Pode ser colocado em todas as torneiras. Um minuto com uma torneira convencional aberta gasta de 5 a 10 litros de água, enquanto que com o arejador, 1,8 litros. Na hora de lavar a louça, faça sua parte: jogue primeiro os restos no lixo, molhe a esponja e ensaboe todos os utensílios de uma só vez, com a torneira fechada, para depois enxaguá-los.

Medição individualizada de água em condomínios
Economia média: 35%
Em condomínios com conta coletiva, a água é responsável por cerca de 10% a 12% das despesas ordinárias, quando a medição é individualizada
o valor cai consideravelmente. Vendo a conta individualizada, sempre se consegue economizar mais, além de ser mais justo, pois cada um paga somente o que consome e não pela média. Apesar de ainda não ser obrigatória em todos os municípios, os novos prédios geralmente são entregues com previsão para medição individualizada.
(Fontes: Sabesp, fabricantes, Secovi)

Registro Regulador de Vazão para Chuveiros (RRVC)
Economia: até 70%.
Em um banho de 15 minutos com registro aberto (apesar de demorada esta ainda é a média não-consciente do brasileiro) gasta-se cerca de 375 litros de água.
Com a instalação do registro regulador de vazão no chuveiro o mesmo banho de 15 minutos dispensa 120 litros. Se você for consciente e reduzir o tempo de banho para 5 minutos irá gastar 40 litros.

A MBigucci já utiliza Preocupada com o meio ambiente e a conscientização do consumidor final, a MBigucci tem utilizado produtos e sistemas economizadores de água em suas obras. Há alguns anos, grande parte dos empreendimentos da construtora é entregue com previsão de medição individual de água. As descargas com duplo acionamento também já fazem parte dos projetos de alguns prédios em construção. A nova sede da empresa, construída pela MBigucci no Bairro de Rudge Ramos, em SBCampo, também é servida de produtos economizadores de água (torneiras com temporizador, descargas inteligentes), além de possuir sistema de reúso de água.

VEJA mais