MBigucci completa 10 anos de Responsabilidade Ambiental

Programa Big Vida comemora uma década de soluções sustentáveis nas obras e nos escritórios


O Big Vida da MBigucci, programa de Responsabilidade Ambiental da construtora, chega aos 10 anos neste mês de junho/2015. O programa estabelece uso de sistemas e equipamentos sustentáveis para a preservação ambiental durante a etapa de construção dos empreendimentos e depois, com os prédios prontos.

O objetivo do Big Vida é minimizar o máximo possível os impactos ambientais causados pela construção civil. Nas obras são feitas ações de reuso de água, captação e aproveitamento de água da chuva para descargas e limpeza, iluminação natural com telhas translúcidas, coleta seletiva e envio para reciclagem de resíduos como gesso, madeira, entulho cinza, plástico e papel. Nos prédios já finalizados também são feitas ações como: plantio de 30 novas árvores em média, maior aproveitamento de áreas para jardins, instalação de elevadores de alta performance, espaço para bicicletários, torneiras com temporizador e descargas inteligentes com duplo acionamento (prédios comerciais), entre outras. Nos escritórios as iniciativas são focadas na conscientização dos colaboradores para separação de lixo orgânico e reciclável, utilização de folhas de rascunho nas impressoras, incentivo ao uso de squezze no lugar de copinhos descartáveis, desligamento dos monitores no período do almoço etc.

“Em 2005 levamos a ideia do Big Vida para as obras e deu certo. Na época ainda não se falava muito em responsabilidade ambiental, principalmente na construção civil. Mesmo assim toda a equipe técnica abraçou a ideia. Implantamos metas audaciosas para redução de resíduos como madeira, gesso e entulho cinza, além do envio deste material para reciclagem. Os resultados foram muito positivos e hoje a responsabilidade e o respeito com o meio ambiente estão no DNA da empresa”, conta o diretor técnico, Milton Bigucci Junior. 

Jabuticabeira - Para marcar os 10 anos do programa Big Vida, a MBigucci promoveu o plantio simbólico de uma árvore (jabuticabeira) com clientes e colaboradores, no Olimpic MBigucci (condomínio que está em fase final de obras no Bairro Saúde - Rua Manoel Salgado, 333 – São Paulo-SP, e conta com cerca de 60 árvores, além de centenas de arbustos e flores).
Além do plantio, os presentes também carimbaram com suas próprias mãos um grande painel representando o tronco e as folhas de uma árvore. O painel será emoldurado e colocado na entrada do Olimpic MBigucci, no momento da entrega do empreendimento. Os vizinhos do empreendimento também receberam folheto do Big Vida com sementes de ipê rosa como presente da MBigucci.
 “Adoro árvores e essas questões ambientais. Gostei muito de participar desta ação do Big Vida; ainda não conhecia este Programa da MBigucci e achei importantíssimo. Ficamos encantados com as áreas comuns e o paisagismo do Olimpic”, afirma a cliente Natália Teixeira Pedrozo, que adorou saber um pouco mais do Big Vida, com seu noivo Willian Rodrigues.
Prêmio - A MBigucci foi premiada por duas vezes como a construtora mais sustentável do Brasil, na categoria residencial, sendo avaliada como nível prata em 2012 e nível ouro em 2015, no Prêmio ITC/Sustentax, o que mostra a evolução da MBigucci nos quesitos ambientais nesses anos de Big Vida.

Conheça as ações do Big Vida*:
 

  • Captação e reuso de água nos canteiros de obras
  • Coleta seletiva de resíduos (gesso, madeira, entulho, papel e plástico), para reciclagem
  • Uso de lâmpadas econômicas e iluminação natural feita com garrafas PET e telhas translúcidas
  • Sensores de presença nas áreas de circulação
  • Sistema construtivo em alvenaria estrutural, reduzindo o uso de madeira
  • Uso de madeira 100% certificada com DOF (Documento de Origem Florestal) e madeira reflorestada
  • Previsão de medicação individual de água e gás
  • Elevadores de alta performance, que otimizam o consumo de energia
  • Bacias sanitárias com descarga inteligente de duplo acionamento
  • Plantio de 30 árvores em média, em cada empreendimento entregue
  • Máximo aproveitamento das áreas dos condomínios para jardins e gramados
  • Incentivo ao uso de bicicletas, com bicicletários nos empreendimentos


*(realizada na maioria dos empreendimentos sempre que viável tecnicamente)