Utilidade Pública, Variedades

Vamos de carona?

Iniciativas do ABC e em São Paulo visam incentivar a carona solidária
Diminuir o número de veículos nas ruas, melhorar a mobilidade urbana e a qualidade do ar, com esses objetivos foi criada a campanha Carona Solidária.
Na região do ABC paulista, a iniciativa foi lançada em outubro de 2012, pelo Consórcio Intermunicipal do ABC. “Em um trabalho conjunto com os sete municípios, a Carona Solidária disponibiliza gratuitamente às empresas e instituições interessadas uma ferramenta de inteligência que facilita a troca de caronas.
Também fazemos a orientação e divulgação internamente para os colaboradores/alunos envolvidos”, explicou o secretário-executivo do Consórcio, José Ricardo Guimarães M. Carvalho.
A frota de veículos licenciados na Região é estimada em mais de 1 milhão (DETRAN 2011), sem considerar as motos. Segundo pesquisa realizada pelo Consórcio, 2% dos cidadãos do ABC estão dispostos a dar ou receber carona, o que significaria uma redução diária de cerca de 20 mil carros nas ruas do Grande ABC.
A responsabilidade ambiental entre os colaboradores das obras e escritórios da MBigucci já faz parte da cultura da empresa desde 2002. Sempre atenta às novas ações que possam contribuir com a preservação do meio ambiente, a MBigucci também está aderindo à campanha “Carona Solidária”.
“A iniciativa do Consórcio Intermunicipal do ABC em oferecer gratuitamente ás empresas, ferramenta e suporte para incentivar a carona entre os colaboradores é muito interessante e vem ao encontro dos nossos objetivos”, explica a diretora administrativa da MBigucci, Roberta Bigucci.
Mesmo antes do início formal da campanha na construtora, alguns colaboradores já dão o exemplo e compartilham da carona. É o caso de Eduardo M. de Oliveira, Iris C. Soares Santos e Ana Paula da Silva, dos Departamentos de Contabilidade e Cobrança, que pegam carona com o pai da colaboradora Izabelle Freire.”Descobrimos por acaso que morávamos todos próximos e desde então, vamos e voltamos juntos”, conta Izabelle, que já tirou sua habilitação e em breve erá a motorista da turma. Eduardo também comenta os benefícios da carona:”Economizamos tempo, dinheiro e estresse, além de fazermos novas amizades no trabalho”, ressalta.

A Plataforma Carona Solidária do ABC é disponibilizada gratuitamente pelo Consórcio para empresas, universidades ou instituições.
Para solicitar, basta preencher um formulário no site www.consorcioabc.sp.gov.br ou entrar em contato pelo tel.: (11) 4435-3555. Depois de instalada a lataforma, as empresas passam a gerir o sistema, cadastrando os interessados com identificação, endereço e rotas de destino/origem para buscar trajetos semelhantes.
O acesso às informações é restrito somente aos funcionários dessa empresa/instituição.
Após o cadastro, o usuário poderá conhecer algumas informações prévias sobre quem está oferecendo ou pedindo carona.

VEJA mais