Turismo

Tiradentes-MG: histórica, tranquila e charmosa

Tiradentes-MG

Reconhecida por sua importância histórica e cultural, Tiradentes é uma das cidades mais visitadas de Minas Gerais. Com área de 83km², é possível conhecer os principais pontos turísticos deste pequeno e charmoso vilarejo em um fim de semana. E, se você puder estender a estadia, também vale a pena visitar as atrações da vizinha São João Del Rei, que fica a 14 km. Dica: Há um ônibus de Tiradentes à São João Del Rei que vai pelo caminho da Estrada Real (percurso por onde passava a rota do ouro).

Tiradentes-MG

Localizada no sudeste mineiro, nas encostas da Serra de São José, praticamente Tiradentes inteira é construção histórica. A cidade e todo o entorno paisagístico são tombados como patrimônio histórico nacional e artístico desde 1938.

Sua arquitetura preserva as belezas da arte barroca, esculpida em casarões, fachadas e construções coloniais. Nas igrejas e capelas (a cidade tem cerca de 10), o barroco
está nos altares e imagens esculpidas por artesãos, entre eles, Aleijadinho.
Em suas ruas de pedras, onde passaram escravos, fazendeiros e desbravadores, ainda hoje ocorrem procissões e festas religiosas na Semana Santa. Dica: como todo o calçamento é de pedra antiga, use tênis ou calçado bem confortável e evite chinelos, sandálias anabelas e principalmente salto fino.

Além dos monumentos históricos, Tiradentes também presenteia os visitantes com as belezas naturais da Serra de São José, onde é possível banhar-se em cachoeiras e riachos de águas cristalinas, fazer trilhas pelo roteiro das libélulas e ter uma vista invejável da cidade.

Gastronomia – A cidade tem ótimos restaurantes localizados no Largo das Forras, área central. Da tradicional comida mineira à culinária internacional com massas, comida japonesa, creperias, hamburgerias, além de muitos bares e cafeterias. É também no Largo que saem passeios de charrete. Para estadia, há muitas pousadas sofisticadas, de arquitetura antiga, as diárias variam de R$ 100 a 300,00 (casal).

História
Tiradentes foi uma das cidades que mais tiveram ouro de superfície no Brasil, e graças a esta abundância se desenvolveu. Em 1718, passou de arraial à categoria de Vila de São José e à cidade, em 1860, ganhando a configuração arquitetônica que permanece até hoje. Mesmo com a decadência do ouro, a Coroa Portuguesa lançou a “derrama” (pagamento
compulsório de impostos atrasados do quinto do ouro), o que incentivou o sentimento revolucionário da população, desencadeado na Inconfidência Mineira.

Em 1889, o governo republicano trocou o nome da cidade para Tiradentes, em homenagem ao dentista e principal personagem da Inconfidência Mineira, José Joaquim da Silva Xavier, filho ilustre da cidade.

O que visitar?

• Matriz de Santo Antonio
É a maior igreja da cidade e considerada a segunda mais rica do Brasil pelas peças em ouro que abriga. Sua fachada foi esculpida por Aleijadinho.

• Passeio de Maria-Fumaça
O trajeto é o que restou da antiga e famosa Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II em 1881. A locomotiva a vapor, fabricada nos EUA no início do século XX, está em perfeito funcionamento. A viagem liga Tiradentes à São João Del Rei em um percurso de 13km, 30 minutos. Passeios às sextas, sábados, domingos e feriados, às 13h e às 17h, com partida da Av. Hermílio Alves, 366 – Centro, inf.: (32) 3371-8485.

• Balneário de Águas Santas
Localizado na Serra de São José, possui fontes termais, duchas e piscina de água radioativa com temperatura de 28°(utilizada no tratamento de nefrites, alergias, artrites).
Conta com hotéis, restaurante e estrutura de lazer, além de grande área verde. Aberto de terça a domingo das 8h às 17h.

• Rota das Libélulas
A Unidade Libélulas da Serra de São José abriga cerca de 55,5% das espécies de libélulas de Minas Gerais, além dos mais diversificados biomas como mata atlântica, campo rupestre e cerrado. Mirantes a 1260m de altitude e piscinas naturais completam esta paisagem. Ideal para trekking.

• Chafariz de São José
Considerado o mais belo chafariz de Minas Gerais, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável.

• Museu Casa do Padre Toledo
Casa paroquial que era utilizada para reuniões dos inconfidentes. É considerada a construção com maior número de pinturas de teto de Minas Gerais. Transformado em museu, abriga peças de mobiliário e pinturas do artista Mestre Ataíde. Abre de terça domingo, das 9h às 16h40.

• Largo das Forras
Região central da cidade que concentra várias lojas, pousadas e restaurantes. Tornou-se ponto de encontro de turistas e visitantes.

Artesanato
A cidade conta com uma fábrica de terços, muitas lojas e ateliês, principalmente na área central. A maior parte do artesanato vendida em Tiradentes é produzida em São
João Del Rei (estanho), Resende Costa (tear manual) e Prados (esculturas de madeira).
No distrito de Bichinho também é possível encontrar móveis, quadros e esculturas em madeira de demolição.

Semana Santa
Evento religioso, realizado em março, que preserva tradições centenárias. As procissões, novenas e missas atraem romeiros de todo o Brasil.

Serviço

• Como chegar
Via Aérea: o aeroporto mais próximo é o de São João Del Rei, a 14km de Tiradentes.
Voo pela TRIP Linhas Aéreas.

Via Rodovia: a 480km de São Paulo,
o caminho mais prático é pela Rodovia Fernão Dias, até entrada da cidade de Lavras. Depois, siga pela BR 265 até Tiradentes.

Temperatura média: 17º, com dias agradáveis e noites mais frias.

Secretaria de Turismo – Tel. 032 3355-1212
Prefeitura de Tiradentes – Tel. 032 3355-1412

Sites:
www.tiradentes.mg.gov.br
www.guiatiradentes.com.br
www.tiradentesgerais.com.br
www.tiradentesbrasil.com.br

VEJA mais