Além de valorizar o imóvel, estes ambientes proporcionam momentos de lazer, descanso e descontração

Cada vez mais presente nos apartamentos, o terraço gourmet é um ambiente prático, que pode assumir múltiplas funções: desde reunir a família para um gostoso café da manhã, como receber os amigos para um lanche, uma noite de queijo e vinhos ou um animado churrasco de fim de semana. O importante, de acordo com o arquiteto de interiores, José Carlos de Paula Luz, Zecarluz, é fazer deste espaço um ambiente flexível ao dia-a-dia. “Pode-se optar em inserir na decoração um home theater, cave (adega climatizada) ou frigobar”, comenta.

José Carlos de Paula Luz, que assina muitos dos apartamentos modelos decorados da MBigucci, lembra ainda que em alguns projetos, mais inovadores, o terraço é integrado ao living e também à cozinha, criando um amplo e diferenciado espaço. Confira as dicas do arquiteto para deixar seu terraço ainda mais útil:

– Móveis
Cadeiras, mesas e aparadores em fibra sintética dão um toque moderno e clean ao ambiente, além de serem mais resistentes à luz do sol e práticos para a limpeza. Observe também a estrutura, dos móveis, pois o alumínio, além de mais durável, proporciona leveza. Poltronas com almofadas em tecido impermeável também são ótimas opções. Estampas florais ou geométricas completam o conjunto.

Outra possibilidade são móveis com “madeira de demolição” que criam um ambiente mais rústico e totalmente despojado.Evite vidro, pois deixa o ambiente mais frio. Cada vez mais presente nos apartamentos, o terraço gourmet é um ambiente prático, que pode assumir múltiplas funções: desde reunir a família para um gostoso café da manhã, como receber os amigos para um lanche, uma noite de queijo e vinhos ou um animado churrasco de fim de semana. O importante, de acordo com o arquiteto de interiores, José Carlos de Paula Luz, Zecarluz, é fazer deste espaço um ambiente flexível ao dia-a-dia. “Pode- se optar em inserir na decoração um home theater, cave (adega climatizada) ou frigobar”, comenta.

– Piso
Terraços dispensam o uso de tapetes. Cerâmicas rústicas, mosaico e madeira (decks) são os mais adequados ao ambiente.

– Acessórios
O ideal é ter louças e utensílios para uso exclusivo do ambiente, tornando o uso mais prático. Copos, taças coloridas, conjuntos de facas e apetrechos para a
churrasqueira, quando bem posicionados, se transformam em objetos decorativos. Adegas climatizadas (cave) e frigobar são opção para o espaço.

– Iluminação
Prefira spots com foco dirigido para as áreas de trabalho e indireta para os demais.

– Plantas
As naturais são essenciais. Escolha as de fácil manutenção, como o bambu mosso ou uma espécie frutífera como a jabuticabeira.
Vasos são mais práticos do que ter as plantas diretamente nas floreiras,pois facilitam o replantio, caso seja necessário. Em pequenos vasos plante seus próprios temperos como salsa, cebolinha, pimentinhas, etc. São funcionais e têm tudo a ver com ambiente.