Mercado Imobiliário

Tecnologia nas obras da MBigucci

Computadores de mão agilizam o processo de verificação de dados e permitem o acesso às informações de qualquer lugar do mundo

Computadores de mão agilizam o processo de verificação de dados e permitem o acesso às informações de qualquer lugar do mundo

A tecnologia da informação já está também na construção civil. Há alguns meses a MBigucci implementou o uso de palmtops (computadores portáteis de mão) para fiscalização e controle da qualidade das obras. Os empreendimentos atendidos com a nova “ferramenta” são o condomínio Allegra e o Maximus e, em breve, estará também nas demais obras.

A utilização dos palms é feita pelo fiscal da obra e engenheiro que, diariamente, fazem a checagem e inspeção de todos os serviços realizados em cada etapa da construção (exemplo: alvenaria, gesso, reboco, esquadria, elétrica, hidráulica, impermeabilização, entre outros).

O diretor-técnico da MBigucci, Milton Bigucci Júnior, explica que antes da implementação da conferência eletrônica com palms, a checagem na obra era feita com preenchimento manual em planilhas em papel. “A otimização de tempo e o ganho em qualidade na construção são imensos, pois você consegue levantar e analisar os dados em execução e tomar as medidas corretivas, quando necessárias, de forma muito mais ágil, evitando retrabalho. O sistema fornece ainda gráficos comparativos, que possibilitam otimizar os serviços e as equipes de trabalho”, destaca Milton Júnior.

VEJA mais