Variedades

Setor da construção mantém preços e movimenta o mercado imobiliário

O valor dos imóveis tem se mantido neste começo de ano. Segundo a pesquisa imobiliária trimestral da ACIGABC, o preço do metro quadrado das unidades não sofreu grandes alterações. Um dos fatores que influencia estes valores é o preço da construção civil, ou seja, dos produtos usados na construção dos empreendimentos, que não apresentou uma brusca alta nos preços.

Segundo diretor da ACIGABC e presidente das empresas Ciasul e Souza Noffs Empreendimentos Imobiliários, José Carlos Pino Noffs, “em alguns casos está sendo possível renegociar valores de materiais e contratos, mas, de um modo geral, o custo não diminuiu significativamente, principalmente em razão: dos dissídios referentes à mão de obra, da variação do dólar e dos custos de produção”. Pino explica que, na maioria dos casos, “os repasses dos custos estão sendo absorvidos pelos fornecedores, mantendo assim certa estabilidade de preços”.

O empresário ressalta ainda que nem todos os setores da construção estão conseguindo manter os preços estáveis. Isto acontece com “materiais que têm seu preço ligado diretamente ao câmbio”, nestes é possível perceber que houve aumentos parciais.

Segundo ele “o comprador está retraído devido à instabilidade da economia, dos empregos, além da dificuldade em conseguir crédito junto às instituições financeiras”. Para Pino é importante que aconteça a liberação do crédito para compra de imóveis, imaginando que isso movimente toda a cadeia de construção, melhorando todo o mercado de imóveis.

Fonte: ACIGABC

VEJA mais