Utilidade Pública, Variedades

São Paulo recebe EcoPontos decorados por artistas plásticos

Projeto Gira Brasil: a arte para mudar o comportamento do brasileiro na reciclagem de materiais
Empresa TKS Sustentabilidade lança movimento de intervenção urbana, com arte e engenharia ambiental, que conta com 50 Eco Pontos na cidade de São Paulo.

O Brasil ganha um movimento artístico de reciclagem urbana que promete consolidar meios viáveis de logística reversa, uma Reciclagem 360°. É o Gira Brasil, idealizado pelos empresários Renato Becker, Ricardo Sampaio e Marina Renault, que trouxeram para o projeto a mais ampla e eficiente logística de reciclagem – pesquisada pessoalmente nos países mais avançados no assunto -, marketing e relacionamento, respectivamente.

“O Gira Brasil é uma iniciativa criativa idealizada no Brasil e feita para o mundo”, explica Becker.

O movimento tem um caráter educativo que se expressa por meios diversos, onde se destacam coletores artísticos para a recepção de materiais recicláveis. Estes coletores constroem uma nova relação entre o consumidor e sua geração de resíduos. O formato representativo “de casa” dos coletores ativa os valores da simbologia de um lar e também sugere a ideia de que reciclagem de fato começa dentro das residências.

Soma-se a isto a utilização da arte e da vanguarda que uma obra pode exercer no comportamento humano, para agregar ainda mais atributos visuais e assim sensibilizar pessoas rumo a um novo hábito, onde, no lugar de lixo, o que passa a existir é matéria prima e riqueza.

As características técnicas de engenharia presentes nos coletores produzem uma didática e eficaz coleta seletiva de resíduos. A Oi, Bombril, Wizard, Pernambucanas e Azul patrocinam o movimento, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo.

O Gira Brasil não pretende resolver o problema de reciclagem no país, mas ser uma grande campanha sócio ambiental para engajar a população. “Nesse sentido teremos esforços de comunicação digital, com um hotsite exclusivo com informações sobre os Eco Pontos e os mandamentos da reciclagem, além de esforços em redes sociais como facebook onde as pessoas darão chek in nos Eco Pontos, acumulando pontos e trocando por prêmios dos patrocinadores”, completa Ricardo Sampaio. Outra ferramenta de divulgação do projeto é o engajamento de celebridades para uma campanha social, formando uma grande corrente do bem. Entre as mais de 40 personalidades envolvidas estão Adriane Galisteu, Reinaldo Gianechinni, Paola de Oliveira, Paulinho Vilhena, Rodrigo Faro, Marcelo Faria e Marisa Orth.

Como funciona o projeto
Serão 50 Eco Pontos espalhados pela cidade de São Paulo durante três meses, em parques e locais de grande visibilidade. A arte é um dos pontos fortes do Gira Brasil, traduzindo sensibilidade e legitimidade a esta proposta educativa inovadora, afinal todo resíduo quando tratado a destinação correta tem um grande valor para sociedade. Inspirados no tema valorização das mulheres, os Eco Pontos são obras de arte assinados por diferentes artistas plásticos selecionados por sua qualificação e importância, assim como o seu engajamento e mobilização com o projeto.

Para a seleção dos artistas foi formado um Comitê com curadoria artística de Helena Machado, Bia Duarte e Vicente Negrão que elegeu 50 artistas para o projeto. Entre eles estão Alê Jordão, André Crespo, Alexandre Iódice, André Diniz, David Damau, Flávia Renault, Kobra, Felipe Morozini, Thais Beltrame e Zezão.
A coleta seletiva do Gira Brasil resgata diariamente o material e encaminha para reciclagem por meio das Cooperativas e controle de qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), outro parceiro do projeto. Por meio da parceria com a ITCP-FGV, as cooperativas serão capacitadas e desenvolvidas durante o projeto, saindo de uma avaliação media nota 7 para atingir uma meta de nota 9/10. Parte do resíduo PET coletado servirá de matéria prima reciclada para ser reintroduzida na cadeia produtiva dos patrocinadores do projeto. A coleta seletiva conta com veículo e equipe própria: 01 caminhão (baú) de pequeno porte e 04 funcionários uniformizados. Para eventuais ocorrências de super geração de resíduos estão previstas viagens extras de coleta e seis supervisores diariamente.

Para o Gira Brasil, a TKS Sustentabilidade criou a marca Reciclagem 360°, que consiste em iniciativas que fazem parte de todo o ciclo de reciclagem: indústria-varejo-consumidor-PEV-coleta-transformação em resíduos-insumos reutilizados, interagindo e reforçando assim a importância de pensar em toda cadeia produtiva.

Após os três meses do projeto, as obras de arte serão comercializadas em um evento de arte beneficente em prol a um planeta mais limpo.

O Gira Brasil tem patrocínio da Oi e Bombril, copatrocínio da empresa aérea AZUL, rede Pernambucanas e Escola de Idiomas Wizard, apoio institucional da ITCP-FGV e Prefeitura de São Paulo e Apoio das Cooperativas Cooper Viva Bem e escritório de advocacia Valverde.

VEJA mais