Utilidade Pública, Variedades

São Bernardo recebe prêmios por ações de controle, cura e prevenção da tuberculose.

Foram reconhecidos o Programa de Controle de Tuberculose, o Laboratório de Saúde Pública e parceria com o Centro de Detenção Provisória

São Bernardo do Campo conquistou três prêmios no Fórum Estadual de Tuberculose pelas ações desenvolvidas pelo município na prevenção, controle e cura da doença. A solenidade de premiação foi nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções Rebouças, na Capital.

O Programa de Controle de Tuberculose, coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou 85% de cura entre os 100 pacientes diagnosticados com a doença no ano passado e foi distinguida com o prêmio “Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”.

Já o Laboratório de Saúde Pública, também mantido pelo município, foi premiado pela qualidade e quantidade das culturas realizadas, enquanto a parceria da Secretaria de Saúde com o Centro de Detenção Provisória (CDP) obteve premiação por ter conseguido curar 15 detentos entre os casos confirmados da doença naquele estabelecimento prisional.

A parceria com o CDP consiste na capacitação da equipe de saúde daquela unidade, fornecimento de insumos, realização de exames laboratoriais e acompanhamento por parte do Programa Municipal de Tuberculose.

Sintomas – A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e pode ser transmitida através da tosse, da fala e do espirro. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, emagrecimento, suores noturnos, fraqueza e falta de apetite. Pode ser prevenida com a aplicação da vacina BCG nas crianças a partir do nascimento. Recomenda-se também proteger a boca e o nariz com a mão sempre que tossir ou espirrar, manter a casa e o local de trabalho sempre bem arejados e iniciar o tratamento rapidamente e sem interrupções.

O controle da doença foi aperfeiçoado devido à descentralização do serviço para as Unidades Básicas de Saúde e com a busca ativa nos domicílios feita pelos agentes comunitários de saúde.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

VEJA mais